Araranguá sedia o 1º Simpósio de Jogos da América Latina

Parceria entre UFSC, IFSC e Unesc que trouxe o evento para o sul catarinense

 

O Câmpus Araranguá do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) fez parte da organização do evento, ao lado da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que sediou a primeira edição do evento no seu câmpus em Araranguá. Entre quinta-feira (13) e sábado (15), cerca de 400 estudantes, professores e desenvolvedores de jogos se reuniram para debater os desafios do setor e trocar experiências.

“Com o evento, queremos promover uma cultura sobre os jogos digitais, cada vez mais presentes em diversos setores da economia”, explica o analista de TI do Câmpus Araranguá do IFSC, Jefferson Martins, integrante da comissão organizadora.

O Slat Jogos trouxe a Araranguá palestras, workshops, apresentação de artigos e banners. Além dos debates acadêmicos, o evento também contou com exposição de jogos antigos, mostras de jogos analógicos, concurso de desenvolvedores de jogos digitais e até concurso de cosplays, a arte de se transformar em personagens do universo dos jogos. 

Coordenador de TI do Câmpus Arranguá, Jonatan Marguti Pereira explica que o objetivo das instituições envolvidas na organização é expandir o evento e torná-lo referência como fórum latino-americano sobre jogos digitais. Ele destaca ainda a importância de levar o tema aos estudantes, dado o potencial do setor. “Estamos a meio caminho entre Florianópolis e Porto Alegre, dois polos importantes no desenvolvimento de jogos. A região Sul de Santa Catarina tem mão de obra qualificada e tem muito potencial para crescer nesta área”, afirma.

Participou também do 1º Simpósio de Jogos da América Latina, Márcia Regina Battistella, que palestrou com o tema "Arte Digital", destacando a evolução e o fomento na arte. Foram debatidos temas relacionados ao desinteresse governamental na área, debatido também, formas de reversão para que a Arte Digital seja mais discutida na sociedade acadêmica, para que haja mais divulgação e consequentemente, mais procura pela área.

No ano que vem, o Slat Jogos será realizado na Unesc. A terceira edição do Slat Jogos está marcada para o Câmpus Araranguá do IFSC.

Informações: IFSC - Câmpus Araranguá
Fotos: Sul Fashion

Veja também