44ª edição do Festival de Cinema de Gramado

Comunidade gramadense pode esperar a valorização de seu protagonismo e a apropriação do cinema em diversos espaços da cidade

Em 2016, o Festival de Cinema de Gramado prepara sua 44ª. edição antevendo a sua festiva edição de 45 anos a ser realizada em 2017. Mas muito pode ser esperado já para este ano, no mais importante evento cinematográfico do país que será realizada de 26 de agosto a 03 de setembro. Fazendo jus ao seu nome, o evento busca cada vez mais o envolvimento da cidade em sua programação e, principalmente, a participação da comunidade, fundamental para a construção da imagem e do prestígio que o Festival construiu não apenas no Brasil, mas também na América Latina desde a sua internacionalização no ano de 1992.

A Gramadotur, que está à frente do evento desde 2014, tem trabalhado para garantir a população gramadense nos holofotes do mais tradicional evento da cidade e um dos maiores do país. Entre as iniciativas que garantem resultados a longo prazo está a inclusão de uma noite especial para os alunos do projeto Educavídeo, realizado na cidade, durante a programação do evento. Incorporada ao Festival há dois anos essa noite exclusiva é o momento em que os cineastas em formação de Gramado cruzam o famoso e cobiçado Tapete Vermelho na condição de estrelas como qualquer outro grande ator ou realizador do cinema brasileiro e latino, já cultivando desde cedo a ideia de que eles também fazem parte da realeza de um palácio em sua própria cidade.

Para o diretor da Gramadotur João Pedro Till, o fortalecimento deste protagonismo é resultado do trabalho contínuo e estratégico da autarquia frente ao Festival, em sintonia com a secretaria de educação do Município e o amadurecimento da gestão do evento. “Os processos já estão consolidados e os relacionamentos com a classe artística cada vez mais próximos. É a continuidade desse trabalho que garante planejamentos cada vez mais alinhados e projetos a longo prazo. A Gramadotur já se apropriou também do Festival de Cinema de Gramado, o que nos permite pensar em estratégias mais ambiciosas para este evento que a cidade sempre apoiou”, avalia.

Levar Gramado cada vez mais para os holofotes do Festival de Cinema é uma missão abraçada com dedicação pelo diretor de eventos da autarquia e coordenador geral do evento Enzo Arns que formou uma equipe com experiência em cada área para tocar o evento. “O Festival de Cinema de Gramado precisa ter o charme e o jeito de fazer da cidade, sem perder, claro, suas dimensões cinematográficas e todo seu apelo cultural e também popular. Essa valorização do gramadense estará na programação que se apropriará das ruas da cidade e na interação com o público que quer fazer parte deste evento. Esse trabalho já está sendo percebido pelos apoiadores locais que têm recebido muito bem nossa proposta de parceria. Vamos fazer um evento à altura de Gramado e dos gramadenses”, adianta Arns.

 

Making Of

Para alcançar esse objetivo e ao mesmo tempo continuar escrevendo a história de sucesso do Festival de Cinema de Gramado, que chega aos seus 44 anos como maior evento ininterrupto do gênero do Brasil, a Gramadotur reúne uma equipe com experiência e expertise. Enzo Arns, que assumiu o cargo de direção de eventos da autarquia em fevereiro, assume o Festival com uma larga experiência de gestão e turismo: aos 38 anos, o paulista radicado na Serra Gaúcha já foi consultor da ONU e da Unesco na área de Turismo Rural, Assessor da Secretaria Executiva do Ministério do Turismo e Executivo da Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. Atualmente, também é sócio das empresas Mercadores de Vinhos e da Viajar Melhor, Agência de Turismo especializada em idosos em São Paulo.

Pilar fundamental do Festival de Cinema de Gramado que segue reforçando sua atuação e expressividade é a curadoria, integrada novamente pelos jornalistas e críticos de cinema Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho e pela atriz, cineasta e gestora cultural argentina Eva Piwowarski. “Estamos cercados de pessoas apaixonadas por Gramado e pelo nosso Festival que só têm a contribuir com sua vasta experiência em suas respectivas áreas. Também é importante ressaltarmos a participação e a consultoria ativa das entidades do cinema gaúcho em toda a concepção artística do evento. Como celebramos cinema, não poderíamos deixar de ter conosco quem alimenta essa cadeia produtiva”, comenta Enzo Arns.

Assina a direção artística e produção do evento a empresa Histórias Incríveis, capitaneada por Edson Erdmann, que assinou os 30 anos do Natal Luz de Gramado (2015-2016) e tem no portfólio projetos como programa especial de 50 anos da TV Globo, a reinauguração do estádio Beira-Rio e outros. Já a Pauta – Conexão e Conteúdo, empresa com 25 anos de atividade no mercado de comunicação dirigida por Vera Carneiro, fica a cargo da assessoria de imprensa do evento, trazendo sua expertise em comunicação corporativa e em eventos. A Pressphoto, agência comandada por Edison Vara, será mais uma vez responsável pelo material fotográfico do Festival.

 

Fonte: Festival de Gramado

Veja também