A Hora e a Vez da Gastronomia por Chef Cristiano de Matos

Um pouco da história dos belos e saborosos pratos do Brasil e do Mundo

 

Desde a pré-história, quando os primeiros mamíferos começaram a caminhar, houve uma revolução na dieta dos seres humanos. Nessa condição, puderam subir em árvores com maior facilidade e alcançar animais com rapidez e eficiência, proporcionando refeições mais saborosas e nutritivas aos seus paladares ainda primitivos. Deu-se início, então, à arte da “Gastronomia”.

Os indianos, africanos, árabes, japoneses, chineses e italianos, foram os pioneiros em desenvolver seus produtos e, consequentemente, a cultura alimentar de seus povos. Logo, a necessidade e a busca por novos ingredientes acabou gerando o comércio gastronômico, pois havia a carência de determinados produtos em uma ou outra região, assim, se estabeleceu um intercâmbio entre estes territórios. Para possibilitar um transporte seguro entre as regiões, foram adicionados aos produtos alguns temperos e resinas, com finalidade de conservar seus nutrientes, e cedo o homem se deu conta da potencialidade de algumas ervas aromáticas, que ajudavam na saborização e preservação dos alimentos.

Contudo, a França é quem maior se desenvolveu no ramo, não demorando a se tornar um centro gastronômico mundial. Foi lá que surgiram os primeiros “gourmets”, que eram cozinheiros talentosos, responsáveis por desenvolver menus requintados, usando combinações inusitadas e criativas de ingredientes clássicos da culinária mundial.

No Brasil, a gastronomia teve início com a colonização do país pelos portugueses, que trouxeram as tendências europeias e as conciliaram à vasta leva de ingredientes encontrados em nosso  território, até então explorado pelos índios. Outras  influências vieram da África, através dos escravos,  trazidos pelos portugueses para trabalhar em nossas terras. Com o passar dos anos, as regiões foram desenvolvendo suas próprias culturas, conforme as colonizações estrangeiras que se estabeleceram em seus arredores, como é o caso do sul do país, povoado pelos italianos e alemães.

Nos tempos atuais, a gastronomia desponta como um dos seguimentos mais amplos e prestigiados no cenário mundial. Comer bem e desfrutar requintes dos mais diversos restaurantes se tornou um dos maiores prazeres da sociedade. Chefs de cozinha renomados se transformaram em verdadeiras celebridades, a partir do momento que começaram a criar pratos que atendessem às necessidades da população; tanto no aspecto nutricional, quanto no território glamoroso do sabores. A cada dia, novas tendências surgem e enaltecem o trabalho de vários profissionais da gastronomia, que buscam conciliar as boas práticas culinárias, ao resultado final, que é um belo e saboroso prato diante dos olhos de um cliente satisfeito.

 

sobre o Chef:

Cristiano Garcia de Matos é Chef Executivo e Gerente do Restaurante Quality Grill, Com 38 anos e apaixonado pela cozinha! É formado em direito pela Unisul possui Cursos de Gastronomia e Manipulação de alimentos. 

 

Veja também