Agenda definida para próximo SICC e ZERO GRAU

As duas feiras de calçados acontecem anualmente em Gramado, no Rio Grande do Sul

 

Uma reunião entre a Merkator Feiras e Eventos, empresários calçadistas e sindicatos parceiros definiu o rumo estratégico das próximas edições do SICC - Salão Internacional do Couro e do Calçado e da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios. As duas feiras ocorrem anualmente, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS).

A presença de empresários representativos do setor calçadista brasileira garantiu um planejamento adequado às necessidades da indústria e do comércio especializado em calçados e em acessórios bem como a análise das ações e atividades desenvolvidas nas feiras até agora. Além da definição dos calendários dos eventos até 2018, foram discutidos assuntos específicos desde ajustes de infraestrutura do pavilhão para oferecer maior conforto aos lojistas e aos visitantes até análise do desempenho das feiras dentro de seus focos e objetivos. “O grande benefício de reunir representantes da indústria com a promotora é esta troca de informações. Assim, com a clareza do ponto de vista do industrial, temos a segurança para planejarmos e executarmos diversas ações com o objetivo de aprimorar ainda mais cada um dos nossos eventos”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos.

O sucesso das duas feiras calçadistas, que hoje têm a missão de lançar para o mercado as principais coleções brasileiras de calçados e acessórios, aumenta a responsabilidade deste grupo de empresários, que nos últimos oito anos vêm se dedicando a ajustar as necessidades da indústria aos anseios do varejo, auxiliando no desempenho favorável da cadeia produtiva. Alinhado a este planejamento, o SICC foca nos lançamentos da temporada primavera/verão, e a Zero Grau mostra as novidades para a estação outono/inverno. “Estamos sempre pensando nas duas pontas do nosso setor. Queremos oferecer as melhores condições tanto para o expositor como para o comprador. O nosso setor precisa ser ágil, pois o consumidor exige sempre as últimas novidades. E para esta realidade, os nossos eventos estão trazendo uma contribuição importante, antecipando o calendário de feiras no país e mostrando novos produtos com agilidade e eficiência”, diz Pletsch. Ele destaca que esta fórmula só foi possível com a parceria firmada entre a promotora e os sindicatos calçadistas.

Conscientização de expositores e lojistas

Um dos pontos levantados no encontro foi o horário do terceiro e último dia de feira, independente do evento, seja ele SICC ou Zero Grau.  A questão é da necessidade de um trabalho de conscientização atingindo as duas pontas da cadeia, tanto  o expositor como o lojista. “Precisamos iniciar este trabalho lembrando tanto para o industrial como para o lojista que todos os dias da feira devem ser aproveitados plenamente. Todas as feiras devem permanecer abertas e ativas até os últimos momentos definidos no calendário” acentua Pletsch.  Ele diz que existe uma máxima que já virou tradição no setor calçadista de que a feira fica menos movimentada e, portanto, menos atraente, nas últimas horas do último dia. “Mas esta situação só prejudica o setor que está desperdiçando tempo e energia. “ Tanto o industrial como o lojista fazem investimentos para participarem dos eventos e eles mesmos estão antecipando seu fechamento, deixando de realizar negócios. Apostamos na conscientização para mudar este cenário. E estamos começando agora, após a deliberação dos nossos parceiros”, sublinha Pletsch. Ele afirma que a promotora irá trabalhar neste sentido tendo o apoio dos industriais presentes no evento. “ Acredito que após tornar este fato transparente para todos a tendência é reverter esta situação”, enfatiza.

Estiveram presentes na reunião realizada, em Gramado, Lauri Sander, Calçados Rubra, Orceni Bernardi, Divalesi, Juersi Lauck, Usaflex, Cláudio Chies, Grendene, Celso Delai, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Roberta Pletsch, diretora da Merkator,  Werner Müller Júnior e Juliano Mapelli, Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, Rose Dutra, Sunpower Turismo, Ricardo Müller,  Cia Perfeita, Paulo Schneider, Coca-Cola Shoes, Raul Klein, Kildare, Ricardo Wirth, Wirth, Marco Müller, Ramarim, Renato Klein, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Pedro Kayser, da Dian Pátris, Ivanor Klauck, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga, Marcelo Alves, Sunpower Turismo e Cristine Grings Nogueira, Piccadilly, Frederico Plesch, diretor da Merkator Feiras e Eventos. Após a reunião houve um jantar de confraternização com os empresários, líderes sindicais e a direção da Merkator e seus cônjuges. 

A próxima edição da Zero Grau acontece no centro de eventos do Serra Park, de 21 a 23 de novembro das 10h às 19h, em Gramado (RS).

Informações: Marta Araujo / Notícia em Dobro

 

Veja também