Alunas da Unesc/Senai recebem coaching de grandes nomes da Moda

Elas foram aprovadas na primeira etapa do concurso Brasil Fashion

Foto: Divulgação

Letícia Rosa e Agata Manentti, duas estudantes de Moda da Unesc/Senai, o que elas têm em comum? A busca por um futuro mais sustentável e justo para todos. Desse ideal nasceu uma proposta única, inspirada na dançarina e cantora norte-americana Josephine Baker. Mas o que as estudantes não esperavam era que seriam aprovadas na primeira etapa do Projeto Senai Brasil Fashion. Elas são as únicas representantes de Santa Catarina no concurso.

Na terça-feira (3/10), as alunas viajaram para a próxima etapa do projeto, que ocorre no Rio de Janeiro. Durante o processo elas passam por um percurso de coaching para a criação e o desenvolvimento de uma minicoleção, que será apresentada em um desfile de moda profissional ao fim do projeto. As estudantes são orientadas por grandes nomes do mundo da moda, como: Ronaldo Fraga, Alexandre Herchcovitch e Lino Villaventura.  

Sustentabilidade

A proposta das estudantes foi produzida manualmente, em tecidos altamente sustentáveis, com pintura e bordados, trabalho que, segundo elas, vem sendo desvalorizado no mercado. “A ideia foi unir nossos conhecimentos sobre tendências e comportamentos para valorizar o trabalho de pequenos produtores artesãos. Além disso, a indústria têxtil é uma das maiores poluentes do mundo, e da parte da moda quem tem que tomar a iniciativa somos nós. Para a minicoleção nós optamos por tecidos e aviamentos sustentáveis, e não aos convencionais que agridem o meio ambiente”, comentou Letícia.

Agata explica que como cartela de materiais elas usaram chiffon, tule e jeans, que vieram de fazendas de algodão orgânico, com técnicas de lavagem que economizam quase 78% da quantidade de água utilizada em uma lavagem convencional. “O jeans leva amaciantes a base de cupuaçu e é engomado com base na fécula de mandioca e resíduos da batata”, ressaltou a estudante.

Saiba mais

O projeto Senai Brasil Fashion é um projeto de Educação Profissional, dedicado ao aprimoramento técnico de alunos do Senai e Senai CETIQT, nos processos de criação, produção e comunicação de Moda.  O objetivo é promover a educação profissional e potencializar a transformação e a inovação, que são possibilitadas por um modelo de ensino e aprendizagem diferenciado.

Release: Mayra Lima | Setor de Comunicação Integrada - Unesc

 

Veja também