Após participação na 74ª Berlinale, comitiva que representou o Festival de Gramado retorna com novidades

Após participação na 74ª Berlinale, comitiva que representou o Festival de Gramado retorna com novidades

Organização anuncia a presença da Diretora Executiva do evento alemão, Mariëtte Rissenbeek, durante o 52º Festival de Gramado

A comitiva encaminhada pelo Festival de Gramado ao Festival Internacional de Cinema de Berlim, que encerrou sua 74ª edição no último domingo (25), retorna ao Brasil com novidades para a futura 52ª edição do tradicional festival gaúcho. A delegação gramadense focou em representações de três eixos: institucional, com a presença da presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização dos eventos da cidade, Rosa Helena Volk, e da diretora de eventos Tatiana Ferreira, de mercado, pela coordenadora do Conexões Gramado Film Market, Gisele Hiltl, e da curadoria, representada por Marcos Santuario.

Para Rosa Helena, foi tempo de criar novos vínculos. Um deles foi a contratação de Luciana Dolabella. A produtora, formada pela German Film and Television Academy, ocupará o cargo de Consultora Internacional. “Estivemos com representantes, autoridades e profissionais do audiovisual. Essa vivência nos permitiu conhecer pessoas de extrema relevância para o cinema mundial e o espaço para construir novos laços. Luciana é um desses vínculos que forjamos em Berlim”, diz.

Ainda durante a 74ª Berlinale, ficou confirmado que a Diretora Executiva do evento, Mariëtte Rissenbeek, estará presente durante o 52º Festival de Gramado. Responsável por diversas mudanças estruturais no evento, a holandesa possui mais de três décadas de trabalho como distribuidora de filmes na Alemanha, além de atuar como produtora de filmes, de programas de televisão e peças de teatro.

Do ponto de vista curatorial, a experiência em outros festivais, nacionais ou internacionais, é sempre agregadora. Para Marcos Santuario, esses encontros geram oportunidade para ampliar relações com a cadeia de produção do mercado audiovisual. “Voltamos da Alemanha com nossa relação ainda mais fortalecida e compreendida. Pudemos estabelecer importantes conexões com realizadores de todo o mundo, além de debatermos o reflexo de suas obras no Brasil”, diz. 

Santuario também reforça a potência do cinema brasileiro em Berlim. “Tivemos importantes momentos para a nossa produção em Berlim. Juliana Rojas ganhou Melhor Direção na Mostra Encounters, enquanto a coprodução produzida por Emilie Lesclaux e Kleber Mendonça Filho se consagrou com o Prêmio FIPRESCI de Melhor Filme”. Segundo o curador, além da possibilidade de assistir aos filmes, também foi possível encontrar os realizadores: “Mais do que assistir aos filmes, é importantíssimo poder conversar com as equipes. Já temos muitos filmes interessados em se inscrever para Gramado, por exemplo. Iniciamos conversas sobre premiers mundiais, de maneira hors concours, tanto de filmes quanto de séries”, enfatiza. 

A 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado ocorrerá entre os dias 9 e 17 de agosto. 

 

Veja também