Autoconfiança pontua a carreira de Simone Gomes

Uma mulher movida por desafios, que ama a família, adora assumir riscos e está sempre disposta à mudanças. Esta é Simone Costa Gomes, a big boss das empresas  Ritmi/Carlota Costa, renomadas indústrias do world fashion sombriense. Super respeitada no setor, ela transpira poder, mas por dentro, é uma mãe de família comum. Apaixonada pelo que faz, Simone já viajou o mundo buscando conhecimento e inovações para seus negócios e, hoje, projeta sua carreira de forma mais tranquila, planeja a sucessão e, para 2016, um Período Sabático.

 

A empresária começa o dia cedo. Quando não está viajando, a primeira coisa que faz ao acordar é malhar com o personal, depois, prioriza o café em família e só então, sai para o trabalho.  Mas isso não significa, sair de qualquer forma. Vaidosa, Simone só sai de casa se estiver se sentindo bem com o espelho. "Sou vaidosa sim! Uso meus cremes e maquiagem todos os dias para trabalhar, e não apenas eu, faço questão que as minhas funcionárias estejam sempre maquiadas", revela. De acordo com ela, suas colaboradoras atendem muitas pessoas durante o dia e estar apresentável é o mínimo que podem fazer. "Temos um manual da mulher "Grupo Ritmi" de como se vestir e se maquiar para o trabalho, peço discrição e bom senso".

 

 

Como a maioria das mulheres, Simone é apaixonada por bolsas e sapatos. "Muitas vezes uso um look todo preto e vario no sapato, dando destaque a ele", ressalta. Segundo ela, o segredo para se vestir bem é nunca usar uma peça que não condiz com o corpo e a idade. A produtora de moda aconselha: "Na dúvida vá de preto e capriche nos detalhes". Para as reuniões de negócios, ela prefere estar bem vestida, mas não gosta de chamar atenção."Eu tenho estilo mais clássico e procuro estar na moda, pois trabalho com ela", fala.

 

 

Um jeito único de trabalhar

 

 

Para desenvolver tantas coleções com antecipação de até um ano,  é preciso muita pesquisa, criatividade e inspiração: "Minha inspiração vem de outro lado: da natureza, dos lugares, nas culturas, por isso vivo de malas prontas", informa.

 

 

Com um jeito único de trabalhar, a catarinense acredita que cada um deve fazer a sua história, respeitando as próprias fraquezas e dificuldades. "Não costumo seguir ninguém pois receitas de trabalho prontas não existem, então, quando sinto que minha mente está ficando vazia, vou em busca do novo e tento me reinventar do meu jeito", assinala.

 

 

Do Brasil para o mundo

 

 

França, Estados Unidos, Japão, seja onde for, Simone está sempre de malas prontas para explorar o mundo. E por falar em malas... O que será que a empresária leva na bagagem em todas essas viagens? "Hoje, praticamente nada! Procuro escolher poucas peças e bem básicas. Levo meus cremes, minhas maquiagens e no máximo dois sapatos, sendo que um já vai calçado".

 

 

Em cada país, a moda se apresenta de uma forma. A fashion business explica que em alguns países as mudanças são maiores, depende muito da cultura de cada um. No entanto, a moda é extremamente globalizada. "O que tem em Londres, Paris e Nova Iorque hoje, amanhã tem aqui no Brasil", informa a estilista. De acordo com ela, a maior diferença que existe é o custo. "Os valores lá de fora são bem mais acessíveis do que os praticados aqui, mesmo os produtos de grife", afirma.

 

 

Viajar para outros  lugares é bom, mas também tem seu lado negativo. Simone enfrentou e ainda enfrenta algumas dificuldades para se adaptar com diferentes culturas. "As diferenças e contrastes são muitos! Coisas que para eles são normais, para mim é bem difícil". Para ela, uma das maiores dificuldades é a alimentação e a forma de comer dos outros países.

Apesar das dificuldades, conhecer lugares novos já proporcionou, para Simone, trabalhar com pessoas de grande influência na história da moda, como, Constaza Pascoalato, Paulo Borges, Tufi Duek e Mario Queiroz.

 

 

Construir a carreira não foi fácil, mas com perseverança conseguiu alcançar o sucesso. E a jornada não termina por aqui, com determinação, lealdade e autoconfiança, ela, a cada dia, conquista mais o seu espaço.

 

 

Vai e volta

 

 

Sul Fashion - Qual a maior dificuldade do seu trabalho?

Simone - Trabalhar com pessoas é uma tarefa difícil para todo ser humano. Lidar com egos, fraquezas, capacidades, comprometimentos, enfim...

 

 

S.F. - O que te motiva?

 

Simone - A "arte" de liderar, fazer com que as pessoas ao meu redor estejam realmente comigo, superando nossos desafios e nossas falhas.

 

 

S. F. - Tem algo que ainda não conseguiu realizar?

Simone - Sim, muita coisa, graças a Deus. Vou fazer a caminhada de Santiago de Compostela e em dois anos vou ter meu "Período Sabático" (ficar afastada do trabalho por seis meses. Não só para descanso, mas para repensar motivações e vida profissional, um aprimoramento espiritual e pessoal).

 

 

S.F. - Que imagem você procura projetar para a sociedade?

Simone - A minha própria imagem, mesmo que isso muitas vezes cause rejeição. Não busco a perfeição, nessa vida quero apenas ser feliz. E sou!

 

Da redação - Filipe Gabriel

 

Veja também