Biblioteca de Sombrio enriquece o conhecimento da população

Com 40 anos de atividades, o espaço cultural disponibiliza aos moradores os livros mais vendidos e atualizados do país

 Com uma média de 13 mil empréstimos anuais, a Biblioteca Pública Municipal Cônego João Reitz foi criada em 1º de maio de 1972 e desde então acompanha o desenvolvimento e evolução da história de Sombrio e região, contribuindo com a intelectualidade e cultura da população que diariamente circula entre suas prateleiras.


Mas nem tudo são flores no seu histórico. Em 16 de agosto de 2004, uma explosão criminosa no prédio vizinho destruiu o prédio e, com ele, parte de seu acervo de títulos e documentos, consumindo parte importante da história do município. A instituição funcionou de forma provisória por três anos no local onde hoje está a Casa da Cultura de Sombrio.

 

Três anos após o incidente, em 19 de julho de 2007, após uma reforma total do prédio destruído, a Biblioteca Pública Municipal Cônego João Reitz voltou a atender no seu endereço na avenida Nereu Ramos, nº 1032, no Centro de Sombrio. Mas, a partir de então, a instituição se modernizou, oferecendo muito mais do que o seu rico acervo.

 

Atualmente, a ‘quarentona’ disponibiliza em seus três andares títulos atualizados e listados entre os mais vendidos no Brasil e no mundo, acesso wireless à internet, sala de computadores, espaços destinados ao público infantil e infantojuvenil, sala de pesquisa, auditório e elevador para uso de portadores de necessidades.

Com incentivo da Prefeitura de Sombrio, novos livros são adquiridos três a quatro vezes por ano. Deixando sempre renovado o acervo da Biblioteca.

 

Festa da leitura

 

Desde a abertura das celebrações, realizada na noite de segunda, 28, no auditório do IEMES com o início do 2º Encontro de Bibliotecas Públicas e Escolares da Amesc e 40 anos da Biblioteca Pública Cônego João Reitz, foram realizadas palestras com o escritor Xixo Murara e a professora da UFSC Eliane Debus, sobre Literatura Infantojuvenil. “As oficinas de Conservação de acervo com Idemar Guizzo e de Contação de Histórias com Tito Ferraro e Maria Costenaro também tiveram ótima recepção junto aos profissionais das bibliotecas e aos alunos que participam das atividades”, declarou a bibliotecária Maria Aparecida Battisttela, responsável pela Biblioteca Pública de Sombrio.

 

A Rua da Leitura, organizada pela Prefeitura e secretaria municipal de Educação, contou com o troca-troca de livros, que chamou a atenção da garotada que frequentou os stands montados ao lado da Biblioteca. “Com o tema ‘Um Livro na Mão e Mil Ideias na Cabeça’, disponibilizamos às crianças, através da Ciranda da Leitura, contação de histórias, jogos e brincadeiras, teatro, poesias e outras atividades relacionadas ao mundo dos livros”, informou a secretária municipal de Educação, Christhina Souza de Luca.

 

Segundo a secretária, cerca de 1.400 crianças de instituições de ensino da Rede Municipal, Particular e Filantrópica passaram pelo local. “Temos uma Biblioteca Pública linda, bem cuidada, com um acervo impressionante e uma rica história. Essa celebração objetivou incentivar as nossas crianças a frequentarem esse local mágico e ainda levarem essas informações às suas famílias, para que valorizem cada vez mais a nossa biblioteca”, acrescentou a secretária.

 

Valdinei de Almeida Nichele

Assessoria de Comunicação Social

Veja também