Blogueira chinesa vem ao Brasil para editorial de moda

Projeto Fashion Bloggers faz interação entre o comércio e o mundo digital

moda pelos olhos puxados da blogueira chinesa Patty. Assim foi a concepção da edição de 2016 do projeto Fashion Bloggers, realizada entre os dias 24 e 28 de outubro em Curitiba/PR. Trazida a convite da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) como parte do projeto Brazilian Footwear, mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Patty trabalhou com dez marcas de calçados brasileiros e sete estilistas locais para criar looks que representassem a força da moda verde-amarela.
 
A primeira visita ao Brasil da blogueira, que soma mais de meio milhão de seguidores nas plataformas mandarins Weibo (weibo.com/u/1877951477) e WeChat (Zhoupatty), foi, para ela, a realização de uma vontade antiga. Com forte apelo no mundo fashion e nos blogs de viagem na China, Patty já passou por mais de 40 países e mantinha, na sua lista de desejos, uma passada em terras brasileiras. “Sempre quis visitar o Brasil, um país que é tão distante, geográfica e culturalmente, de mim. E fiquei muito feliz com o convite e com o resultado da experiência. Recomendaria a qualquer um uma visita a Curitiba”, comenta.
 
A moda brasileira também ganhou estrelinhas na visão da chinesa. Depois de visitar sete ateliers de estilistas curitibanos e de conhecer as dez marcas de calçados brasileiros participantes do Fashion Bloggers, a criatividade brasileira no uso da paleta de cores chamou sua atenção: “Para mim, o Brasil usa as cores de uma forma muito mais rica que outros lugares. Além disso, me surpreendi com o conforto dos calçados brasileiros e com a versatilidade dos estilos”.


A participação de Patty na escolha dos looks foi uma novidade do projeto neste ano. As marcas Sandra Nakayama, Moko, Milho Guerreiro, Veine, Karina Kulig, Heroína e Rêve, todas curitibanas, abriram suas portas para Patty selecionar os looks que comporiam o editorial estrelado por ela mesma e por duas modelos. Cada uma das peças foi selecionada pensando nas composições com os calçados brasileiros das marcas Amazonas, Ipanema, Andacco, Jorge Bischoff, Raphaela Booz, Cravo & Canela, Vicenza, Tabita, Zaxy e CC Corso Como. “Me chamou a atenção na moda brasileira o fato de as influências serem muito presentes e diversas. Tivemos roupas com influência étnica, high fashion, street, relaxed, alta costura, bem como os sapatos”, avalia.

Na ação, foram dois dias de cliques dos editoriais. Para as modelos, Patty criou looks que foram fotografados na casa do arquiteto Manoel Coelho, uma das maiores referências na utilização de cores e ângulos do Brasil. O editorial estrelado por Patty foi feito pelas ruas e pontos turísticos de Curitiba, contemplando o estilo já consagrado pelas blogueiras de lifestyle e em referência à moda inserida no contexto cotidiano.

 
Novidades 
A edição curitibana do Fashion Bloggers também contou com novidades na comunicação de suas ações. O projeto ganhou um canal exclusivo no Instagram (https://www.instagram.com/bf_bloggers/), a plataforma mais utilizada por bloggers e amantes de moda do mundo. Desde o primeiro dia de fotos na capital paranaense, o canal recebeu atualizações ao vivo, uma cobertura que rendeu um acréscimo de seguidores de mais de 100% em 24 horas.

 
Outra novidade deste ano foi a recepção de Patty pelas irmãs do Tudo Orna, que mantém o blog há mais de cinco anos. Blogueiras locais, acompanharam Patty por um passeio pela cidade, no qual também foram clicadas para refletir a interação das it girls curitibanas e da chinesa. Juntas, elas visitaram o Museu Oscar Niemeyer, o Jardim Botânico e uma tradicional padaria brasileira.


Mercado
Para a analista de Promoção de Imagem Alice Rodrigues, a busca por incremento nas vendas na China não pode ser dissociada da realidade local: a presença no mundo virtual. “As blogueiras são as grandes influenciadoras do consumidor final de moda. É nelas que todos se inspiram para buscar moda, tendência ,e até mesmo lifestyle. Na China, o mundo on-line tem uma força incrível e as plataformas utilizadas por eles são seguidas por milhares de pessoas. Lá, a vida é quase toda on-line: falam on-line, compram on-line, vivem num mundo muito digital, embora não sejam as mídias com as quais nós estamos acostumados”, explica. 
 
A visita de Patty ao Brasil tem o foco estratégico de promover os calçados brasileiros na China, mercado-alvo do Brazilian Footwear há seis anos. A China acumula um crescimento de 80% de compras entre 2009 (US$ 2,4 milhões) e 2015 (US$ 4,4 milhões) e é considerada um mercado difícil, mas importante na carta de clientes internacionais da indústria calçadista verde-amarela.

 

Release: Diego Rosinha / Press Acessoria de imprensa

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