Cânions do Sul está entre os Geoparques Unesco em 2020

A confirmação foi recebida com entusiasmo por prefeitos

Recentemente, a Unesco divulgou em seu site a lista oficial de novos territórios candidatos à Geoparque Mundial que serão submetidos à avaliação este ano e o Geoparque Cânions do Sul está entre as propostas confirmadas. Junto com o Seridó, de Rio Grande do Norte, representa o Brasil entre os 20 projetos, em diferentes continentes, que entraram no processo de avaliação. Atualmente, a Unesco conta com 147 Geoparques em 41 países. No país, temos apenas um: o Geoparque Araripe, no Ceará.

A confirmação foi recebida com entusiasmo por prefeitos, equipe técnica e demais apoiadores da iniciativa, pois representa mais um importante passo em busca da chancela que deve impulsionar o desenvolvimento econômico da região, especialmente por meio do turismo sustentável. O projeto é formado pelos municípios de Cambará do Sul, Mampituba e Torres (no Rio Grande do Sul), Praia Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Morro Grande (em Santa Catarina).

De acordo com a Unesco, para ser designada como Geoparque, a área deve ter patrimônio geológico de valor internacional. Isso é verificado por profissionais científicos que fazem uma avaliação global comparativa. Também são considerados como aspectos fundamentais para o reconhecimento: estrutura de gestão, visibilidade e colaboração em rede com outros geoparques.

Entenda o processo de candidatura à Geoparque

Em junho de 2019, o Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul apresentou à Unesco a carta de manifestação de interesse de se tornar um Geoparque. Em novembro, foi enviado o dossiê contendo informações detalhadas sobre a relevância geológica do território, estrutura de gestão, ações educativas e de promoção do turismo, entre outros eixos de atuação do projeto. A inclusão na lista de geoparques aspirantes significa que o dossiê apresentado atendeu as primeiras informações do processo de aplicação. A próxima etapa é a visita de avaliadores representantes da Unesco no território para avaliação definitiva, que deve acontecer entre os meses de maio e agosto deste ano. Os documentos oficiais do processo de candidatura foram encaminhados à sede da Unesco, em Paris, por meio do Ministério das Relações Internacionais (Itamaraty) e do escritório da Unesco no Brasil.

Confira a lista completa de Geoparques a serem avaliados em 2020: AQUI

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação  Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul

Veja também