Casa Guido trava batalha na ampliação de unidade onco pediátrica do Hospital São José

Em parceria com o HSJ e Prefeitura Municipal de Criciúma, buscam apoio Estadual e Federal nesta iniciativa

 

As crianças e adolescentes da Casa Guido que realizam tratamento oncológicos no Hospital São José de Criciúma/SC, quando necessitam de encaminhamento para UTI, hoje são deslocadas da cidade e iniciam uma força tarefa para conseguir um leito em Florianópolis.
 
A decisão quanto ao deslocamento e o tempo que se leva para conseguir uma UTI em outra cidade causa muita angústia a todos os envolvidos, principalmente aos pais e à criança ou adolescente.

Além da necessidade de leitos de UTI, existem outras necessidades que entendemos ser importantes para um hospital com a qualidade e referência igual ao nosso Hospital São José de Criciúma, por isso a Casa GUIDO e a unidade hospitalar travaram juntos com o Município de Criciúma o grande desafio de conseguir junto ao Ministério da Saúde e ao Governo Estadual de Santa Catarina, a amplição da unidade onco pediátrica que atende crianças e adolescentes de 0 a 19 anos de 45 municípios de SC.

O projeto foi lançado pelo HSJ e a aproximação da Casa GUIDO fez com que pudesse dar sequência nas tratativas com objetivo de chegar à esfera Estadual e Federal. A proposta foi apresentada ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em fevereiro.

Em seguida, conseguiram chegar ao Ministério da Saúde em Brasília, onde também apresentaram o projeto à Secretaria Nacional de Saúde, Dra. Mayra Pinheiro. Neste encontro a secretária se comprometeu em liberar R$4,5 milhões para aquisição de todos os equipamentos necessários ao atendimento às crianças e adolescentes do HSJ. A primeira vitória dessa jornada foi comemorada com muita emoção e ainda mais confiança na realização desse objetivo.

O Governo Municipal de Criciúma, a Casa Guido e o Hospital São José continuam firmes e unidos em busca de novos recursos para ampliação da Unidade Onco Pediátrica, que tem por objetivo melhorar a qualidade no atendimento e consequentemente na vida das nossas Crianças e Adolescentes.

Unidade Onco Pediatria atual: 400 m2
Projeto de ampliação: 3.300 m2
 
Fonte e Imagens: Casa Guido

 

Veja também