Casamento dos sonhos

Itens que simplesmente não podem faltar em uma festa matrimonial

A festa de casamento é um sonho para todo casal que decide celebrar o amor com parentes e amigos. Não importa o estilo dos noivos. Sejam eles moderninhos ou mais tradicionais, algumas coisas simplesmente não podem faltar em uma festa de casamento. Alguns aspectos da organização da festa como um bom buffet, utensílios de qualidade, uma bela decoração com flores e até o momento certo de cortar o bolo, cumprimentar os convidados e dançar a música do casal podem fazer a diferença na celebração. Com planejamento e atenção, a festa de casamento será harmoniosa e muito divertida.

 

Conforto para os convidados

Uma festa de casamento agradável, não importa se acontecerá de noite ou durante o dia, deve ter acomodações adequadas para receber os convidados. Mesas firmes e cadeiras confortáveis são indispensáveis; as de plástico não são muito elegantes e devem ser evitadas. Um design bonito também faz a diferença. Uma boa opção é a criação de lounges com sofás e pufes. Assim todos poderão curtir a festa bem acomodados e com conforto, além de facilitar a interação entre os convidados.

 

Som na caixa

Festa sem música não é festa! Porém, atenção ao que muita gente acredita ser apenas um detalhe. O som que irá embalar o evento precisa ser adequado ao momento da celebração. Na hora do bolo, do brinde e do jantar, o melhor são músicas suaves. E na pista, música para dançar. Mas ao contratar o DJ ou banda, é importante deixar claro o gosto musical dos noivos para que não haja surpresas desagradáveis. Uma dica é fazer previamente uma playlist com as músicas prediletas dos donos da festa.

 

Sorria, você está sendo filmado!

A data do casamento é, sem sombra de dúvidas, um dos dias mais intensos na vida dos noivos. E passa rápido! Por isso, momentos inesquecíveis têm de ser registrados. Para ter um álbum bem diversificado, oriente os fotógrafos para produzirem fotos de estilos variados: fotos posadas, no estilo fotojornalismo, fotos de detalhes, flagras etc. Não se esqueça das fotos tradicionais de casamento e de prestigiar os padrinhos e parentes mais distantes. Montar uma cabine para que os convidados gravem mensagens para os noivos é muito divertido e emocionante!

 

Momento da valsa

A valsa não é obrigatória, mas é uma tradição cheia de simbolismos, assim como nas formaturas. Dançar a valsa é uma satisfação principalmente para pais e convidados mais velhos. Eles fazem questão! Geralmente, após a valsa, os noivos optam por dançar a música especial do casal. (Não se esqueça de combinar previamente com o DJ). Esse é um momento cheio de romantismo em que os noivos brilham e celebram seu amor!

 

Comidinhas gostosas

Não importa se os noivos servirão caviar, uma massa ou apenas salgadinhos. O importante é que haja fartura e que o prato a ser servido seja bem preparado e saboroso. Atualmente, muitos casais têm optado por festas temáticas como, por exemplo, só de comida japonesa, árabe, indiana ou em que são servidos "finger food" (que são os canapés, porções e petiscos). Mas o mais importante é adequar o cardápio ao tipo de festa e, é claro, que a comida esteja gostosa e seja farta!

 

Doce, doce, doce!

Festa de casamento sem camafeu, brigadeiros, caramelados? Nunca! Aliás, uma das horas mais aguardadas pelas “formigas de plantão” é a liberação da mesa de doces. Portanto, capriche! Além de serem deliciosos, os doces têm um papel importante na decoração da mesa do bolo, que será cenário de muitas fotos. Uma dúvida frequente é quantos centos encomendar? O padrão é de cinco docinhos para cada convidado.

 

Um detalhe pessoal

Que tal investir num detalhe pessoal para fazer a diferença na sua festa de casamento? Algumas sugestões são balões na entrada dos noivos, uma escrivaninha com fotos antigas de família (até mesmo para homenagear um ente querido já falecido, uma espécie de memorial), um vídeo com fotos do casal ou ir embora da festa de jipe. É só botar a cabeça para funcionar e criar algo especial, que tenha a cara dos donos da festa.

 

O ritual do brinde

O brinde é um momento de muita emoção. As taças devem estar impecáveis e os fotógrafos a postos. O tradicional gole com as mãos entrelaçadas simboliza a união das vidas e da caminhada juntos. Muita gente acha cafona, mas é tradição e não pode faltar!

 

O ritual do bolo

A hora de cortar o bolo acontece após o jantar ser servido (depois da sobremesa). A tradição manda que o noivo coloque sua mão sobre a mão da noiva e, juntos, cortem o bolo como símbolo do amor que os uniu e da vida em comum que irão construir. Algumas noivas demoram para cortar o bolo com o objetivo de "esticar" a festa. É como se depois desse momento os convidados estivessem liberados para ir embora. Isso é bobagem. O que vai fazer as pessoas permanecerem mais tempo no evento é o alto-astral da festa. Portanto, nada de forçar a barra.

 

O ritual do buquê

Um dos momentos mais divertidos e animados e que não pode faltar em festas de casamento é quando a noiva joga o buquê. Algumas versões mais modernas têm sido difundidas nos casamentos. Uma delas é bem divertida. Em vez de arremessar o buque de flores, a noiva joga um sapo de pelúcia. E, como reza a lenda, a sortuda beija... E quem sabe o sapo vira príncipe?

 

*Esta e outras matérias você encontra na revista Pocket Fashion!

Veja também