Center Shopping em clima de Revolução Farroupilha

Público poderá contemplar diversas atrações  até o dia 02 de outubro

20 de setembro é a data mais celebrada no Rio Grande do Sul. Estabelecido para ser um dia comemorativo, em alusão a Revolução Farroupilha, é nesta data que milhares de gaúchos confraternizam, no melhor estilo tradicionalista de ser. E para comemorar junto de seus clientes gaúchos, e fãs da história brasileira, o Center Shopping preparou, a partir desta terça-feira, dia 20, até o dia 02 de outubro, uma programação recheada de atrações culturais e campeiras.

Em parceria com o CTG Galpão de Estância, a semana tem o tema: “Galpão de Estância e Center Shopping resgatando a cultura e mantendo a tradição". Conforme o gerente Comercial do Center, Leandro Pereira, o shopping está sempre atento as mais diversas formas de celebrar as culturas regionais e nacionais, “E com isso, investimos em parcerias e em eventos, que enalteçam as grandes datas e comemorações, junto da comunidade; este é o propósito do Center Shopping,” detalhou.

E a celebração começa com a abertura do Espaço Farroupilha, nas dependências do shopping, passando por shows com grandes nomes gaúchos, como Mr. Pi e encerrando com apresentações culturais de dança e canto. Confira abaixo, a programação completa da Semana Farroupilha do Center Shopping Araranguá.

20/09

- 18h: Abertura do Espaço Farroupilha pelos integrantes do CTG Galpão de Estância, onde serão fincadas as bandeiras do RS, SC e do CTG.

- 20h: Apresentação de Stand Up do “gaudério” Wilson na praça de alimentação.

De 20/09 a 02/10: Roda de chimarrão e exposição de artigos tradicionalistas no Espaço Farroupilha montado em frente ao Cred Center, piso térreo. Estão todos convidados!

23/09

- 20h: Show Nacional com Mister Pi.

25/09

-20h: Declamação de poesias tradicionalistas.

28/09

- 20h: Apresentação musical.

30/09

- 20h: Dança artística tradicionalista.

*Programação sujeita a alterações.

Entenda a Semana Farroupilha

O estado do Rio Grande do Sul vivia basicamente da pecuária extensiva e da produção de charque, que era vendido para outras regiões do País. No início do século XIX, a taxação sobre o charque gaúcho tornava o produto pouco competitivo, e logo o charque proveniente do Uruguai e da Argentina passou a abastecer esta demanda.

Alguns estancieiros, em sua maioria militares, propuseram ao Império Brasileiro novas alíquotas para seu produto, a fim de retomar o mercado perdido para os vizinhos do Prata. A resposta não foi nada satisfatória. Indignados com o descaso da Corte e cansados de ser usados como escudo em várias guerras na região, os gaúchos pegaram em armas contra o Império.

A guerra durou de 20 de setembro de 1835 até fevereiro do 1845, quando foi então selada a paz em Poncho Verde, conduzida pelo general Luís Alves de Lima e Silva. Muitas das reivindicações dos gaúchos foram atendidas e a paz voltou a reinar no Brasil

Release: Leandro J. R. Pereira / Comercial Center Shopping

Veja também