Cirurgia da orelha é método estético eficaz

Conheça os principais procedimentos da operação

A cirurgia plástica das orelhas, chamada de Otoplastia, é realizada para pacientes que desejam harmonizar a estrutura do rosto. A cirurgia é aplicada de maneira a corrigir as alterações anatômicas, sejam elas para melhorar o formato ou diminuir a sua proeminência.

Ao terminar a operação, o paciente se olha no espelho e percebe a correção obtida, mesmo com o inchaço. Assim que se retira o curativo, já se tem 80% do efeito almejado. Após seis semanas, o resultado será definitivo. Embora a otoplastia não melhore a audição, ela pode trazer grandes melhorias psicológicas.

 

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO:

A Otoplastia é realizada com uma incisão posicionada em uma prega natural atrás da orelha, num lugar pouco perceptível. Em crianças a cirurgia é feita com anestesia geral e em adultos com anestesia local com ou sem sedação. O procedimento dura entre 1-2 horas, mas varia de acordo com a deformidade da orelha. Além de posicionar as orelhas na posição correta em relação à cabeça, os contornos naturais são criados.

 

CUIDADOS E PÓS-OPERATÓRIO:

O paciente permanece com o curativo nas orelhas por 1 dia. 
As crianças podem voltar para a escola em uma semana, já os adultos retornam ao trabalho em 3 a 5 dias. As suturas são retiradas entre 5 e 7 dias. 
Geralmente há algum edema e equimose após a Otoplastia.


O paciente pode tomar banho e lavar os cabelos na manhã após a retirada do curativo.

 

 

Por Dr. Samuel Orige - CRM/SC 17902

Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

www.samuelorige.com.br

 

Veja também