Clareamento de pelos

A maneira certa de descolorir os pelos do corpo. Confira dicas de especialistas

Corpo dourado

 

Descolorir os pelos é um procedimento químico e, como tal, exige atenção em dobro. "O agente clareador, normalmente à base de água oxigenada, não tem pH igual ao da pele, podendo causar reações nas mais sensíveis", explica a dermatologista Daniela Landim, de São Paulo.

 

Portanto, sempre que for usar um desses produtos, faça antes o teste de alergia: aplique apenas em uma área bem pequena e espere até três dias para ver se não surge nenhuma complicação. "Se coçar ou a pele ficar vermelha, é porque sensibilizou", avisa a dermatologista Juliana Neiva, do Rio de Janeiro. Os produtos que dependem do sol para fazer efeito, alertam os especialistas, trazem um problema a mais: a exposição sem proteção. Prefira as versões que dispensam esse tipo de ação. Evite o clareamento se estiver com a pele inflamada ou passando por algum tratamento.

 

Confira a seguir outros cuidados:

 

Intensifique a hidratação da pele. Faça isso dias antes e depois do procedimento. Escolha um hidratante neutro, já que, quanto menos ativos na fórmula, menor o risco de reações alérgicas.

 

Siga à risca as instruções do fabricante. Nunca aplique mais do que o necessário ou ultrapasse o tempo de ação indicado no rótulo, pois essa medida tende a trazer mais danos do que benefícios.

 

Tome cuidado com as áreas de dobra. "Elas podem acumular produto e causar alergia tardia", ressalta Daniela Landim. E não passe no rosto.

 

Faça compressas de chá de camomila. Ou borrife água termal gelada após a aplicação. A dica é da médica Juliana Neiva para ajudar a acalmar a pele e evitar irritações.

 

 Fernanda Morelli - M de Mulher

Veja também