Como cosméticos naturais podem salvar sua pele de substâncias "do mal"

Sim, eles podem te livrar dos riscos por trás de ingredientes químicos, alergênicos e cancerígenos!

 

Segundo pesquisa americana do Environmental Working Group (EWG), uma rotina de beleza comum tem em média dez produtos. Parece inofensivo, mas dentro desse cálculo somos expostos diariamente a (pasmem!) 170 ingredientes químicos – a maioria cancerígena. Por isso, nada mais sensato que, hoje, repensemos quais cosméticos queremos colocar no corpo. E mais: que repensemos como reduzir os impactos socioambientais causados desde a fabricação dos produtos até o descarte das embalagens.

A procura por versões limpas e verdes 75% dela vinda dos millennials, resultou no boom de um novo nicho de mercado, que promete movimentar incríveis US$ 16 bilhões até 2020*.

Por que escolher produtos naturebas?

Para Marco Bodini, trend specialist do birô Stylus, há um paralelo com a indústria de alimentos: a ascensão do vegetarianismo e veganismo e a alimentação sem glúten, lactose e transgênicos. “À medida em que as pessoas ganham consciência sobre o que ingerem, se preocupam com a saúde e o bem-estar e resiginificam seus valores, elas buscam cosméticos alinhados ao estilo de vida”, explica Patrícia Lima, da Simple Organic. Além disso, os produtos naturais, antes considerados menos eficazes, ganham relevância graças aos avanços científicos em biotecnologia, por exemplo, e pesquisas de novos ativos, caso dos superfoods, probióticos e cannabis, como aponta Andrea Bisker, head do Stylus. “A transparência do rotúlo também atrai o consumidor, que consegue compreender a lista de matérias-primas presentes ali”, completa Marco.

O que diferencia cada categoria?

Natural
São os produtos que têm de 5% (certificação IBD) a 50% (Ecocert) de seus ingredientes orgânicos. O restante pode ser água + matérias-primas naturais (vegetal, animal, marinho e mineral).

Orgânico
Deve ter pelo menos 95% de matérias-primas certificadas orgânicas (cultivadas sem agrotóxicos nem interferência no ecossistema).

Vegano
Não podem conter ingredientes de origem animal – como mel, leite, cera de abelha, lanolina ou colágeno, muitas vezes encontrados em cosméticos naturais – nem fazer testes em animais.

Por trás dos rótulos

A lista atualizada dos ingredientes químicos mais comuns nos cosméticos – péssimos para a sua saúde...

Parabenos: conservantes que podem causar irritações, alergias e doenças como câncer, segundo pesquisas da Universidade de Reading (Inglaterra).
Pegs: derivados do petróleo que causam sensibilidade.
Fragrância: a mistura cheirosa pode provocar dores de cabeça, dermatites e até problemas respiratórios e hormonais.
Petrolato e silicones: criam uma barreira que impede a hidratação natural da pele.
Alumínio: obstrui os poros e interfere nos níveis de estrogênio facilitando a formação de tumores, por exemplo.
Oxibenzona: oferece riscos de alergias e câncer e polui os oceanos.
LAURIL (SLS) / LAURETH (SLES): tem ação emulsificante, mas é alergênico e poluente.
Tolueno e formol: são tóxicos para o sistema respiratório e cancerígenos.

Texto: Camila Sawamura / Revista Glamour

Veja também