Como tingir o cabelo de ruivo - e acertar

O beauty artist Evandro Ângelo mostra os cuidados necessários para antes, durante e depois da tintura

Sonho estético de nove em cada dez mulheres, madeixas ruivas flamejantes como as naturalmente ostentadas por Marina Ruy Barbosa e Cintia Dicker podem ser conquistadas - ou, melhor, copiadas - à perfeição desde que uma série de cuidados seja tomada antes, durante e depois da tintura.



Responsável pela mudança da cor do cabelo da modelo Giana Bordignon (Agência Oca), que passou do castanho escuro para o ruivo vivo, ​o beauty artist Evandro Ângelo, do C.Kamura São Paulo, detalha a seguir o processo e acaba de vez toda e qualquer dúvida das interessadas em ousar na próxima ida ao salão. 



ANTES
"Acertar o ruivo ideal para cada mulher é fundamental. Pender para os alaranjados e dourados é mais fácil, porque quando pende para os vermelhos pode ficar punkzinha, meio clubber. Não fica chique", indica o expert, que escolheu usar a tintura 7.43 Illumina Color da Wella na modelo. 

 

DURANTE
"É importante tirar um pouco do pigmento dos fios usando descolorante antes de aplicar a tonalidade para a cor ficar acesa. Quanto mais escuro for ocabelo original, maior o tempo de clareamento; quanto mais claro, menor o tempo de clareamento", explica o cabeleireiro, enfatizando que esta aplicação não deve durar mais do que 15 minutos qualquer que seja o caso. "Em no máximo 15 minutos acontece a revelação da cor e a abertura da cutícula, que ajuda na fixação do ruivo". Dica: a ideia é dar uma clareada prévia de raiz a ponta, mas para evitar que a raiz fique incandescente e o comprimento mais escuro quando a cor for aplicada o truque é não levar o descolorante até a nascente do fio. "A região próxima do couro cabeludo é mais quente e clareia mais rapidamente", justifica o hairstylist.



Tintura aplicada, hora de voltar sua atenção às sobrancelhas: todo cuidado é pouco ao lidar com essa região, afinal o contraste equivocado entre arcada e madeixas é suficiente para acabar com o glamour da neo ruivice. A palavra de ordem é harmonia. Ao clarear um único tom a sobrancelha da modelo, Evandro por tabela tingiu também as penungens geralmente invisíveis aos olhos, deixando o visual final mais cheio e harmonioso. Mas atenção: para o resultado ser suave, atenha-se a um tom próximo e deixe pouquíssimos minutos.


DEPOIS
O cabelo ruivo requer disciplina em sua manutenção para manter a cor intacta, especialmente nas primeiras semanas após a adoção do tom, fase crítica para potencializar a fixação do novo pigmento. Assim, o primeiro retorno ao salão para encarar o tonalizante dever ser feito após 20 dias; depois, o intervalo passa a ser de 30 dias; por fim, as visitas podem ser a cada 35 dias. "Mas banho de cobre é necessário ser feito uma vez por semana", aconselha o beauty artist, que costuma indicar xampús com fórmulas mais ácidas para serem usados em casa por conta da sua emoliência, que ajuda na fixação da cor. Caprichar em tratamentos com queratina também é pedida certa. "Mesmo suave, o processo de clareamento pode deixar o cabeloquebradiço, então é preciso repor a queratina perdida", justifica Evandro.

 

Fonte: Vogue Brasil

Veja também