CriArte: Do Ermo para o mundo

Grupo de dança foi um dos selecionados para se apresentar na Copa 2014

Incentivar pessoas carentes ao mundo da dança é o principal objetivo do CriArte Espaço de Dança. Criado em 2010, no Ermo, através do projeto estadual "Dançando para não dançar", o grupo já foi premiado  nos maiores festivais de dança da região, como, Rio do Sul em Dança, Bento em Dança, Dança Comigo Torres, Unesc em Dança, Encontro Catarinense de Dança, Prêmio Desterro, Dança Catarina, Guaramirim em Dança, Festival de Dança de Capivari de Baixo e Festival de Dança de Joinville.

 

O grupo é coordenado e treinado pela professora Renata Possamai, graduada em Educação Física e pós graduada em Dança. "Busquei aprimoramento técnico também em Joinville e São Paulo, através de oficinas ministradas por grandes mestres do ballet clássico", informa.

 

De acordo com a coordenadora do grupo, a principal entidade que mantém o CriArte é a Prefeitura do local. No entanto, há também uma associação, formada por pais e responsáveis dos bailarinos, que organiza eventos para ajudar o alto custo das competições que o grupo participa durante o ano.

 

Os alunos participantes, na maioria de baixa renda, recebem gratuitamente aulas diárias de danças populares e ballet clássico. Segundo Renata, são mais de 50 crianças e adolescentes com idades entre 4 e 19 anos. Já o grupo que se apresenta nos diversos festivais é composto por 16 adolescentes entre 12 e 19 anos. "Eles treinam quatro horas diárias em busca de aprimoramento técnico, o que faz o nível do grupo aumentar sempre", afirma.

 

O grupo representa a região no eventos

 

 

Nos anos de 2012 e 2013 o grupo foi selecionado em mais de 2 mil coreografias do mundo inteiro para participar do Festival de Dança de Joinville, considerado o maior do mundo no gênero dança, e, de acordo com a professora, neste ano se prepara novamente para, no mês de julho, encarar os palcos do maior do mundo.

 

O grupo CriArte também foi um dos escolhidos dentre tantos trabalhos do Extremo Sul Catarinense, para realizar apresentação nos jogos da Copa 2014 em Porto Alegre - RS. Uma parceria entre Ministério da Cultura e Esporte dará oportunidade e destaque para apresentações culturais durante os jogos, que ocorrerão no Gasômetro, entre os dias 14 e 15 de junho. "Através da Ong Mult Eventos o grupo recebeu convite e estará representando o município de Ermo e toda a região da AMESC, neste grande evento mundial", ressalta Renata.

 

Falta apoio financeiro

 

 

Como o grupo é voluntário, acaba precisando de dinheiro para suprir algumas necessidades. "Estamos em busca de empresas amigas do CriArte para patrocinar o grupo. Isso para nós seria muito bom", finaliza.

 

Da redação - Filipe Gabriel

Imagens: Divulgação 

Veja também