Cuidados com a hidratação da pele no verão

Algumas marcas prometem o efeito tensor, que auxilia a firmar a pele

Uma pele hidratada e saudável recebe e reage melhor ao bronzeado: é a desculpa que faltava para que você comece ou repense o processo de hidratação do corpo. Com a chegada da temporada de calor, as empresas de produtos de beleza investem em linhas mais fluidas, que penetram melhor e não deixam uma sensação melecada, motivo que faz muitas, de forma totalmente equivocada, abandonarem os creminhos no verão.

 

Algumas fórmulas elaboradas especialmente para o calor também costumam vir com a promessa de efeito tensor (dar uma ajudinha na firmeza da pele para encarar o biquíni).

 

— Quanto mais fluido e menos gorduroso o veículo, maior a capacidade de penetração. Se quero um produto com efeito tensor, ele deve ter uma consistência muito fluida para que os ativos possam penetrar — ensina a dermatologista Fernanda Casagrande, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

A pele perde água todos os dias, e com o excesso de transpiração, esse processo é acelerado. Repor a umidade mantém o viço, evita efeito craquelado e adia o envelhecimento dos tecidos. A hidratação pode ser feita ainda no banho, com o uso de sabonetes com poder hidratante ou cremes corporais específicos para usar e enxaguar sob o chuveiro. O processo feito no banho pode ficar por ali mesmo ou ser complementado com produtos cremosos depois da pele estar seca.

 

São os ativos que compõem a fórmula de um produto que irão dar o tom de seus benefícios para a pele. A hidratação, por teoria, pode acontecer de três formas:

 

Hidratação por oclusão

Acontece quando os ativos do hidratante promovem uma redução da perda de água. É o caso dos óleos corporais, que criam uma espécie de filme na pele.

— Quando formamos este filme, a água não consegue evaporar e fica retida na pele. Consequentemente, ela fica mais hidratada — explica Fernanda Casagrande.

 

Hidratação por umectação

As substâncias do produto puxam a umidade do ambiente e a usam na hidratação. Aparece na maioria dos cremes hidratantes e sabonetes líquidos com proposta de hidratação.

 

Hidratação ativa

Combina a oclusão e a umectação.

 

Por Donna, Zero Hora

Veja também