Cultura Guarani em destaque na Unesc

Representantes da aldeia Nhu Porã participaram de uma roda de conversa

O Museu de Zoologia da Unesc recebeu na tarde desta quarta-feira (19/4), Dia do Índio, 20 representantes da aldeia Guarani Nhu Porã, de Campo Bonito, Torres (RS) para uma roda de conversa sobre cultura indígena. Durante o evento, o cacique Mário Lopes falou sobre o modo de vida guarani e as crianças da aldeia, encantaram com canto tradicional da aldeia. Houve ainda uma exposição de peças do artesanato guarani.

O evento ocorreu no Bloco da Biblioteca, onde se localiza parte do acervo do Museu de Zoologia da Unesc dedicado à Mata Atlântica. Dessa maneira, os visitantes puderam visualizar a associação dos conhecimentos da cultura indígena com os animais da fauna regional.

“A roda de conversa abordou a respeitosa relação da comunidade indígena com os animais, além da cultura, seus costumes, arte, língua, alimentação e crenças dos índios Guarani”, comentou a coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

O encontro teve a participação de estudantes do quarto e quinto anos do Colégio Unesc, acadêmicos de História e do Mestrado em Educação da Universidade, da socióloga Kátia Batista e dos professores da Unesc Renato Carola e João Batanolli. O evento foi uma parceria entre o Museu de Zoologia, o Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias) e o Programa Ânima da Unesc.

Houve ainda a doação de alimentos para a aldeia, arrecadados durante uma campanha que contou com a participação dos funcionários e professores da Unesc, pelos alunos do Colégio Unesc e voluntários do Projeto Movie in Christ da Comunidade Evangélica Nova Jerusalém.

Release: Milena Spilere / Setor de Comunicação Integrada - Unesc

Veja também