Curso híbrido de Nutrição tem as primeiras aulas presenciais na Unesc Araranguá

Modelo de ensino conecta a carga horária a distância ao ensino prático


A Unesc Araranguá ganhou ainda mais vida neste primeiro semestre de 2021. Após a espera por conta da pandemia, a Unidade no Extremo Sul recebe sua primeira turma de graduação para aulas presenciais. São estudantes do curso de Nutrição, ofertado na modalidade híbrida. O curso é organizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio de trilhas de aprendizagem e com aulas presenciais. Assim, os alunos têm contato com as habilidades práticas logo nas primeiras semanas de aula, como foi nesta terça-feira (13/4), o dia de concluir a sexta trilha. O resultado foi a produção de deliciosas e nutritivas receitas preparadas em casa e compartilhadas com os colegas.

Um dos pratos que logo chamou a atenção foi o da aluna Joana Anderle Giongo. Mestre em Gastronomia, preparou uma torta crudívora, vegana e sem glúten, à base de castanha de caju, coco e um pouco açúcar mascavo. Para completar, um creme de limão com chia e castanha de caju, e o toque final, para enfeitar, foi dado com frutas variadas. “Fiz ela crudívora para termos os ingredientes mais frescos, com bastante fibra e nutrientes. O prato também é acessível para que todos possam comer”, explicou a estudante.

A proposta foi que os estudantes aplicassem o que aprenderam ao longo das cinco trilhas anteriores, oportunizando a revisão do conteúdo. Quem ministrou a troca de conhecimentos nesta oportunidade foi a professora Maria Cristina Gonçalves de Souza, que atua na Unesc há 15 anos. “No momento eles estão estudando vitaminas e minerais. Nessa trilha os alunos e alunas são apresentados a estes elementos, conhecem suas propriedades e benefícios. E a atividade apresentada hoje é a concretização disso. Eles se dividiram em duplas ou em grupo e apresentaram suas criações, destacando as propriedades nutricionais”, contou a professora. 

A atividade deixou os alunos à vontade para usar a criatividade, com o objetivo de mostrar que na nutrição existem alimentos saborosos e acessíveis, possibilitando que sejam colocados na alimentação rotineira. “No final sempre fizemos com que eles experimentem. Quem optou por assistir a aula remotamente também fez sua apresentação de casa, por meio de vídeo com transmissão ao vivo. Depois também fotografamos nossas criações e compartilhamos em um grupo, sempre de forma interativa”, destacou a professora.

Mesmo que no início, Joana já se surpreendeu com a proposta do ensino e com o acolhimento dos docentes. Ela iniciou a graduação para complementar o currículo, e poder atuar de forma multidisciplinar. “Entrei com uma ideia e mudei algumas aulas depois por conta do diálogo com os professores. Tá sendo, além de tudo, muito produtivo. Estão sempre disponíveis, desde a forma formal até as informais”, enalteceu a estudante.

As possibilidades da nutrição
A promoção da saúde é o propósito da profissão. Em uma área de oportunidades evidentes, conforme Maria Cristina, ainda há espaço para crescimento, além de novas ramificações. “A atuação do nutricionista pode ser direcionada à saúde coletiva, segurança alimentar, prevenção de doenças, empresas, restaurantes, educação e, além de muito mais, há autonomia. São vários leques para escolher onde quer trabalhar”, frisou.

Antes de olhar para as possibilidades pós-formação, conforme a docente, é preciso olhar para suas vocações. “Fazem 27 anos que sou formada e escolheria novamente. Cuidar da promoção de saúde e das pessoas que eu amo é um grande aprendizado para a vida. Isso é a Nutrição. Ela é uma profissão de futuro que tem um olhar especial para o ser humano”, completou. 

Na Unesc, o curso é ofertado de forma presencial em Criciúma e híbrida em Araranguá. A formação é de quatro anos e o aluno estuda em uma Universidade considerada de excelência, com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). “O estudante da nossa Unesc cresce junto com a Instituição, com conhecimento e experiências que transformam ele e o mundo em que está inserido”, destacou a coordenadora do curso em Araranguá, Alessandra Frasseto.

Saiba mais sobre a Unesc Araranguá em Unesc.net/portal/unesc-ararangua

Biossegurança
Todas as atividades na Universidade ocorrem dentro das normas de biossegurança. Além da regulamentação local, a Unesc conta com seu próprio Comitê de Biossegurança e com a Sala de Situação, que potencializam os cuidados por meio da criação de normas próprias e vigilância constante. 

Os espaços de troca de conhecimentos são sanitizados com produtos de alto rendimento e ozônio, um dos métodos mais eficazes de desinfecção do mundo. Já as salas de aula e locais de convivência contam com sinalizações visuais que garantem o distanciamento dos presentes. Além disso, os alunos e funcionários recebem orientações, e até passam por capacitações dependendo do ambiente em que estudam.

Fonte e Imagem: Aicom / Assessoria de Imprensa Unesc

Veja também