Despertar saudável para uma nova vida: uma breve reflexão

 Existimos, mas deixamos de viver a nossa essência. Vanir Luiz Orso, Terapeuta Holístico

 

A humanidade em seu percurso vem perdendo sua essência, mudando sua forma de pensar de agir, evoluindo de tal forma que vem encontrando muitas dificuldades existenciais. Estamos sendo expulsos novamente do paraíso. Talvez alguns digam que isto foi lá no princípio, quando Deus criou o mundo. Mas que Deus é este nos expulsando do paraíso? E aí nos damos conta de que Ele nos criou à sua imagem e semelhança. E criados à sua imagem e semelhança, como pode permitir isto? Concluímos então que quem está nos expulsando somos nós mesmos quando deixamos de nos integrar à nossa natureza, esta energia que nos move e a tudo: as plantas, os animais, o ar, a água, o fogo... Somos parte deste universo, só que muitas e muitas vezes deixamos de ser quando não nos damos conta de que estamos VIVOS. Agimos automaticamente, não sentimos o perfume que exala no ar; o canto dos pássaros; a chuva que vem para alimentar, dar vida à natureza; o ar uivante anunciando a sua presença e oxigenando tudo e a todos; os trovões anunciando a chuva..., estamos na sonolência profunda do nosso ser.

Existimos, mas deixamos de viver a nossa essência. Vivemos em função do trabalho, dos compromissos, do corre-corre do dia a dia, uma perturbação que se agiganta cada vez mais nos sufocando, levando-nos ao stress, à depressão, à ansiedade, às doenças físicas, emocionais, mentais e espirituais. Volto a lembrar de que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus e pergunto: porque ficamos doentes se Deus habita em nós? Se Deus permitiu foi porque nós em nosso livre arbítrio permitimos e não Ele.

Acordamos pela manhã já preocupados com o trabalho, com as contas, com os problemas do dia a dia, não nos damos conta de que alguém esteve ao nosso lado durante a noite zelando pelo nosso sono, mesmo quando temos perturbações, insônias, noites mal dormidas, pesadelos... Não agimos conscientes, manipulamos tudo automaticamente. Nossa consciência não está presente, apenas nosso corpo agindo. Realmente fomos expulsos do paraíso. Não estamos integrados e harmonizados com a nossa natureza.

Augusto Cury, famoso psiquiatra que tem livros publicados em mais de 70 países e dá palestras para multidões no Brasil e lá fora, lançou recentemente uma versão para crianças e adolescentes do seu best-seller Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século. No livro diz ele: “Nunca tivemos uma geração tão triste, tão depressiva. Precisamos ensinar nossas crianças a fazerem pausas e contemplar o belo. Essa geração precisa de muito para sentir prazer: viciamos nossos filhos e alunos a receber muitos estímulos para sentir migalhas de prazer. O resultado: são intolerantes e superficiais. O índice de suicídio tem aumentado. A família precisa se lembrar de que o consumo não faz ninguém feliz. Suplico aos pais: os adolescentes precisam ser estimulados a se aventurar, a ter contato com a natureza, se encantar com astronomia, com os estímulos lentos, estáveis e profundos da natureza que não são rápidos como as redes sociais.”

Atuando na área das Terapias Alternativas – Reiki há mais de quatro anos, constato esta dura realidade no meu dia a dia de trabalho. Os jovens são a grande maioria dos buscadores de novos estímulos para uma vida mais harmoniosa. Uma classe muito cobrada e pouco orientada. Famílias inteiras desestruturadas, muitas por tão pouco, mas que é o bastante. Pessoas alienadas às tecnologias desta década, não que sejamos contra a estas tecnologias, mas devem ter seu espaço controlado. As pessoas não percebem que ao seu redor há seres humanos de verdade com necessidades de um carinho, de um toque, de um abraço, apenas uma palavra. Somos carentes do calor humano, do olhar olho no olho, de um sorriso, de ternura, de compaixão... Portanto, o despertar saudável para a vida é ver que em nossa volta há vida de verdade, inclusive a nossa, que necessita de cuidados, precisa ser observada, curtida e amada e acima de tudo incentivada na busca de seus ideais.

Vivemos em um ambiente tão formidável e perfeito e não nos damos conta disto. Acabamos escravos de nós mesmos, fechamos todas as portas de nossa casa. E agora? Temos solução? Claro que temos, nunca é tarde para o nosso DESPERTAR, para virarmos esta página e iniciarmos um novo capítulo da nossa vida, fazermos uma nova história. Mas precisamos tomar a decisão de agir e mudar. Quando sentimos a sonolência da nossa consciência, precisamos buscar o remédio ideal para esta cura. São tantas as pessoas dedicadas às terapias do despertar em diferentes correntes filosóficas capazes de tornarem as pessoas mais conscientes e harmonizadas com a sua própria natureza, reintegrando o humano com o Divino. Faça esta experiência, se reinvente de forma mais harmoniosa e tenha uma vida mais saudável.

 

Vanir Luiz Orso – Terapeuta Holístico – Reiki

SÃO FRANCISCO Espaço Terapêutico

 

Veja também