Desvendando o pesadelo das unhas quebradiças

Dicas práticas para lidar com a fraqueza das nails

 Quem nunca passou pela horrível experiência de lidar com as unhas fracas ou quebradiças, não é? Mas para quem ainda enfrenta isso, confira algumas dicas que podem ajudar a melhorar e fortalecer as unhas.

 

Hábitos:

 

Falando especificamente sobre manicure e esmaltes: evite retirar o esmalte das unhas e logo em seguida pintá-las novamente. As unhas são basicamente lâminas de queratina e não deixá-las respirar é algo que resseca essa queratina. 

 

Aproveite para tirar o esmalte à noite, aí aplique uma boa camada de hidratante (pode ser o mesmo que você usa nas mãos ou pés) também nas unhas e cutículas e deixe agindo enquanto você dorme. Ah, prefira também os removedores de esmalte sem acetona, já que a acetona também resseca e faz mal para as unhas.

 

Quando for pintar as unhas, nunca esqueça da base: é ela que vai proteger as unhas dos pigmentos do esmalte, evitar manchas e também ajudar a fortalecer.

 

As cutículas são a proteção das unhas, logo, retirá-las demais é abrir a porta para bactérias. Além disso, tanto as cutículas quanto pelinhas em volta das unhas funcionam da mesma forma: quanto mais você tira, mais elas crescem, por isso evite retirar em excesso e se possível procure fazer a experiência de parar de retirar, você vai notar a diferença.

Alimentação:

 

Às vezes, as unhas fracas denunciam também outros problemas de saúde, como estresse ou falta de algum nutriente no corpo. Para ter unhas e cabelos mais saudáveis, é bom incluir certos alimentos na dieta, como por exemplo: 

 

– Frutas cítricas: limão, laranja e tangerina são ricas em vitamina C fundamental para a síntese do colágeno – proteína que dá estrutura para a pele, cabelo e unhas.

 

– As oleoginosas: castanha do Pará (selênio), amêndoas (cromo) e nozes (magnésio) – contêm vitamina E e gorduras monoinsaturadas.- A linhaça tem gordura poliinsaturadas, vitamina E e lignanas (substância importante pela apoptose: morte de células defeituosas) e isoflavonas (substância semelhante ao estrógeno: hormônio feminino muito importante para a beleza e feminilidade). É uma excelente opção de gorduras insaturadas: Omega 3 e 6 – previnem o envelhecimento precoce da pele e melhora a circulação.

 

– O ovo, em especial a gema é rica em biotina (vitamina H). Trabalha como enzima, processa gorduras, açúcares, proteínas e carboidratos. Gera energia para o corpo e atua no sistema nervoso como calmante.

 

– O abacate além de ser uma boa fonte de vitamina E é rico em compostos fenólicos responsáveis por aumentar as defesas antioxidantes do nosso organismo.

 

– Cenoura, abóbora e tomate: alimentos ricos em carotenoides são excelentes antioxidantes, auxiliam na reparação das células e na pigmentação da pele responsáveis pela cor bonita e bronzeada.

 Fonte: Coisa de diva

Veja também