Dia Mundial da Água é celebrado com sensibilização em Araranguá

Comitê Araranguá passeia de barco com convidados pelo Rio Araranguá, como forma de roteiro pela conscientização

O clima em Araranguá colaborou para a realização das atividades envolvendo o Dia Mundial da Água, em 22 de março. A sexta-feira amanheceu quente e ensolarada para o passeio de barco no Rio Araranguá, o principal afluente da região da Amesc e de alguns municípios da Amrec.

 

Autoridades, imprensa e convidados se voltaram os olhos para esta fonte de vida, como parte da programação especial organizada pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá em parceria com o Corpo de Bombeiros, que abrangem 15 municípios (Araranguá, Criciúma, Ermo, Forquilhinha, Içara, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis, Timbé do Sul, Treviso, Turvo e Urussanga). Para o vice-presidente do colegiado e coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, o principal objetivo do encontro é que as pessoas vejam o rio como vida e não como algo ameaçador, devido a sua instabilidade na ocorrência de enchentes.

 

“Todos temos nosso nível de responsabilidade pela preservação da água. Nossas escolhas diárias na hora de economizá-la é o que faz algo pequeno fazer toda a diferença, futuramente”, declarou o representante das universidades no encontro, o reitor da Unesc, Gildo Volpato. Além da poluição da área urbana e da ausência de coleta de esgoto, o Rio Araranguá sofre degradação do setor produtivo, com respeito às atividades mineradoras e de rizicultura. “Como Comitê temos procurado conscientizar os produtores e indústrias quanto à necessidade de buscarem alternativas com menos impacto ao rio, pois é fato como a qualidade da água piorou”, refletiu o presidente da entidade, Davide Tomazi. Ele lembra que a lei e suas políticas públicas estão do lado de quem colabora na conservação deste bem natural, onde o compromisso é assumido através do TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, resolução esta necessária para resguardar os conflitos referentes aos direitos do coletivo.

 

O prefeito Sandro Maciel ressaltou que o poder público deve também trabalhar por esta conscientização, aproveitando para parabenizar a iniciativa e os projetos desenvolvidos pelo Comitê ao longo dos seus 10 anos de existência. Já o deputado estadual José Milton Scheffer lembrou do ano de 2013, proclamado pelas Nações Unidos, como o Ano Internacional da Cooperação da Água. Pela sua importância na vida da humanidade, a ONU escolheu esse ano para todos pensarem neste recurso, todos os dias. “Um ano todo para refletir, porém o Dia da Água são todos os dias. Quando queremos avaliar uma região, logo é feita avaliação sobre sua água. O mau uso dela vem causando sua escassez, onde 20% do planeta não tem acesso à água potável”, finaliza.

 

Outras autoridades e representantes da bacia estiveram presentes no passeio, em local e tempo oportuno para conhecer parte dos 110 km de extensão do Rio e os seus cerca de 50m de largura.  Ainda na quinta (21), o Comitê organizou a abertura das comemorações com a II Amostra Cultural “Águas do Extremo Sul Catarinense” na Casa da Cultura, que se estendeu até a sexta (22 de março) com a divulgação também do vencedor do Concurso fotográfico Re-conhecendo a Bacia do Rio Araranguá, e seu encerramento foi uma Blitz de Sensibilização no calçadão da cidade.

 

Da Sul Fashion – Elisa Gabriela Slovinski

Veja também