Dias inesquecíveis durante o Verão em Canela

Parques naturais e restaurantes especiais para visitar na temporada

 

Nem só de baixas temperaturas vive o turismo na Serra Gaúcha. Quem já visitou reconhece a satisfação que é descansar, passear por suas floridas ruas e deliciar-se com os prazeres da gastronomia diferenciada. Durante a temporada de verão, Canela é a própria exuberância aliada à tranquilidade, além de podermos desfrutar da privilegiada natureza com seus pontos turísticos de tirar o fôlego.

Essas peculiaridades estão sendo trabalhadas pelo projeto Verão em Canela, numa colaboração entre empresários, Fundação Cultural de Canela, Secretaria de Turismo e ACIC - Associação Comercial e Industrial de Canela, e tem como foco atrair turistas, visitantes e moradores através de seus diferenciais, a ampla estrutura de comércio, gastronomia, hotelaria e a vocação cultural que Canela dispõe o ano inteiro.

"Estamos começando um trabalho, no qual acreditamos muito, mesmo dentro de um cenário econômico desfavorável e com dificuldades de conseguir as parcerias. Acreditamos demais em Canela, em suas belezas naturais, na capacidade cultural em todos os âmbitos. Temos ótimos diferenciais: ampla estrutura de comércio, gastronomia e hotelaria, durante todo o ano para serem desfrutados com tranquilidade nesse paraíso. Dentro desse objetivo, também trabalhamos para desmistificar a ideia de que tudo aqui é muito caro. A vocação de Canela é o turismo, mas, existem vários momentos: as altas temporadas trabalham com seus preços de tabela, porém, em outros períodos, como no verão, os preços são bem acessíveis em toda a rede e temos atrativos culturais de alta qualidade e gratuitos durante todos os finais de semana." Explica o presidente da ACIC- Canela, Alexandre Dapper.

Vivendo a paixão natural que é Canela, chegamos nos últimos dias de passeio, e em meio a tranquilidade e ar puro, visitamos o Alpen Park  e o Parque Estadual do Caracol além de desfrutarmos dos sabores especiais de restaurantes parceiros.

Restaurantes visitados

Galeteria Nanoma

Tratamento excepcional e pratos típicos deliciosos com toque caseiro. Uma galeteria que combina a tradicional e farta gastronomia italiana a um ambiente aconchegante e familiar.

Restaurante Hotel Continental

Requinte no jantar do restaurante Hotel Continental, onde apreciamos o prato recomendado pelo chef  acompanhado de música ao vivo.

Laje de Pedra Hotel & Resort

Recepcionados pela assessora de imprensa do projeto, Rozângela Allves, junto ao anfitrião e diretor da casa, Jaime Oliveira, desfrutamos de agradáveis horas durante o almoço. No menú, com direito a um suco natural especial preparado pelo metre, Derli, degustamos de alguns pratos do restaurante, que diga-se de passagem, uma alquimia de sabores. Confira nas fotos.

Alpen Park

No Alpen Park, que é um espaço reservado para os amantes de aventura e emoções, encontramos uma variedade de atrativos que fazem a adrenalina falar mais alto, como a Alpen Blizzard, maior montanha-russa em aço do estado,  a Torre de Rapel, Tirolesas, Trenó Alpino e tantas outras. Para quem apenas quer curtir a paisagem, esse também é o lugar. Localizado no topo de um vale de montanhas que corta a Serra Gaúcha o parque proporciona uma vista espetacular.

Parque Estadual do Caracol

O símbolo natural maior da cidade é a Cascata do Caracol, situada no parque Estadual do Caracol, onde o ar puro proporcionado pela vegetação fechada é predominante. O ponto de maior curiosidade, a cascata  é a primeira parada, com duas opções de mirante, um gratuito e outro pago, e plena segurança para apreciar a beleza da queda d’água de mais de 130 metros. Se você curte aventura, a vista da Cascata pode ser apreciada por meio de trilha, para quem quer uma lembrança do local de ângulo diferente. Dentro do parque vários atrativos como o comércio de artesanato local, restaurantes e espaço de churrasqueiras, e estação de trem com passeio conduzido pelo maquinista Zé do Apito que nos remete a um pouco da história da Imigração, das primeiras viagens de trem pela região e da importância da preservação da natureza. O trem leva os passageiros até a Vila dos Imigrantes, um lugar animado e divertido onde a bicharada vive os hábitos e costumes dos imigrantes alemães e italianos.

 

Com aquele gostinho de quero mais, deixamos a encantadora cidade de Canela, que proporcionou um incrível passeio com sensações e experiências únicas. 

Veja também