Dicas e curiosidades sobre o mundo dos vinhos e espumantes

O sommelier Guilherme Grandofala vai te fazer se apaixonar por esse universo

 

É cada vez maior o número de pessoas que adora tomar vinho. Mas, nem todos os apreciadores entendem este universo. Guilherme Grando, Sommelier e Diretor Comercial da Villaggio Grando, vinícola localizada na cidade de Água Doce, em Santa Catarina, esclarece algumas das principais dúvidas dos consumidores e traz algumas curiosidades e dicas que vão deixar a experiência de tomar vinho ainda mais especial e gostosa.

- Aquela bombinha para tirar o ar do vinho, depois de aberto, realmente funciona?

Sim. É uma excelente opção para quem gosta de tomar vinho todos os dias, mas que não toma a garrafa inteira. A bombinha tira o oxigênio da garrafa quase que por completo, evitando o processo de oxidação e mantendo o vinho bom pelo período de 2 a 3 dias. É claro que a cada dia que passa a qualidade da bebida se perde, mas a bombinha ainda é a opção mais viável e barata para quem quer guardar a garrafa aberta.

- Depois de aberto, quando tempo o vinho dura na geladeira?

Minha dica é não armazenar a bebida na geladeira, com exceção dos vinhos brancos. Ao gelar o vinho, você está modificando a sensação dos taninos e a acidez da bebida, por exemplo. Para os tintos, isso é bem prejudicial no paladar. A ideia é manter o vinho na adega ou em locais frescos e sem a luz do sol.

- Qual a temperatura ideal para servir vinho e espumante?

Depende do corpo do vinho, do teor alcoólico, entre outras características. De forma genérica, os brancos e espumantes devem ser resfriados na geladeira e os tintos precisam estar entre 16 e 18 graus. Mas lembre-se de não deixar os espumantes e brancos tão gelados para não se perder aromas e sabores que só sentimos quando estão em temperatura acima dos 6º C.

- Para que serve um decanter?

Na teoria, a função é deixar os vinhos mais velhos ou sem filtração, para que decante os sedimentos que contêm no líquido. No entanto, ele costuma ser utilizado para arejar os vinhos, fazendo com que se abram os aromas e sabores, provocando uma rápida oxidação em contato com o ar. Isso faz com que o vinho mostre de forma mais rápida algumas características que só seriam possíveis com o passar do tempo. Mas é importante saber que não é a mesma coisa do que deixar a garrafa envelhecer na adega.

- Qual é a função do corta-gotas?

Essa foi um ótima invenção para não sujar toalhas e roupas! O corta gotas proporciona um melhor fluxo do líquido e impede que ele pingue ao final de cada taça servida. É um objeto muito funcional.

- Por que manter o vinho deitado e o espumante em pé?

Ambos devem ficar deitados. A rolha precisa estar sempre em contato com o líquido para não fique ressecada e, assim, evita a entrada de ar, a oxidação do produto e até mesmo o vazamento da bebida.

- O que é Terroir?

É a junção de todas as características de clima e geografia que fazem de uma região propícia ou não para o cultivo de determinados produtos agrícolas, como a uva, por exemplo.

- Espumantes tem prazo de guarda? Ou devo comprar sempre a safra mais atual?

Depende do processo no qual foi produzido. A maioria dos espumantes é feito para consumo rápido. No entanto, alguns são feitos pelo método “champenoise”, podendo evoluir e melhorar muito ao longo dos anos. É sempre bom ler os rótulos.

- É verdade que os brancos não são vinhos de guarda?
Geralmente sim. A maioria das regiões do mundo não consegue produzir vinhos brancos com características que o permitam evoluir.Porém, indo contra, nossa vinícola tem exemplares com 10 anos de idade que estão melhores a cada ano. Isso se explica pois estamos localizados em uma das poucas regiões onde os brancos são de extrema guarda. Aliás, estes são nossos melhores vinhos.

  - Por que a altitude é boa para os vinhos?
É ela que determina e cria as condições climáticas que favorecem o cultivo. Os fatores que fazem do local um grande e potencial terroir para uvas, são a amplitude térmica, os invernos rigorosos e os verões quentes, sem chuva em épocas de colheita.

- O que faz com que uma safra seja boa?
Precisamos de invernos rigorosos, verões quentes e secos e chuvas fora da época de maturação. A safra precisa de um ciclo de estações bem definidas e quase perfeitas. 

Conheça a vinícola Villaggio Grando: www.villaggiogrando.com.br

Release: Caroline Michel / Pontuale Comunicação & Marketing

Veja também