Economizar hoje para garantir o futuro

Prática de economizar água, além de colaborar com a sustentabilidade, pode gerar economia para quem a pratica

 

A escassez da água é um grande desafio a ser enfrentado ao longo dos anos. Utilizar este recurso de maneira racional e com cuidado,através de ações básicas que podem ser realizadas diariamente, pode beneficiar o meio ambiente e também seu bolso no final do mês.

Empresas e escolas também podem colaborar. "O professor pode demonstrar aos alunos números que mostrem a importância do uso consciente da água.  Escovar os dentes com a torneira aberta, por exemplo, por cinco minutos, gasta em média 12 litros de água. Em uma época em que qualidade de vida, sustentabilidade são palavras de ordem mundial, é importante saber que não deve-se dar espaço ao desperdício", afirma o diretor Geral do Samae, Everson Casagrande.

Algumas dicas podem ser muito úteis neste processo, como manter a torneira fechada ao escovar os dentes, ao se barbear, lavar a louça, tomar banhos rápidos, não deixar que ocorram vazamentos, entrar em contato com o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) caso perceber vazamento de água na rede externa, reutilizar água sempre que possível, captar a água da chuva com baldes (esta água pode ser usada para lavar carros, regar plantas), não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água. "Estamos na época mais quente do ano, quando os índices de desperdício aumentam. Esta é a melhor época para utilizar as dicas de economia e conscientização", lembra Casagrande.

Dia 22 de março é considerado o Dia Mundial da Água. Época para refletir, mudar hábitos e colaborar com a preservação deste bem.

Assessoria - Renata Rocha

 

Veja também