Empresas de moda do Sul catarinense participam com equipe do SPFW

Especialistas avaliam marcas associadas ao Núcleo de Moda Sul Catarinense

Profissionais da São Paulo Fashion Week (SPFW) estão em Criciúma para consultorias especializadas com associados do Núcleo de Moda Sul Catarinense (NMSC). A ação faz parte do SPFWDay, evento promovido pelo Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD), com o objetivo de inserir micro e pequenas empresas brasileiras no mercado de alto valor agregado da moda. As primeiras curadorias aconteceram na tarde desta terça-feira, dia 1º, e seguem na manhã desta quarta-feira, dia 2, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

A empresária Carla Almeida foi a primeira a apresentar sua marca aos especialistas da maior semana de moda da América Latina. Ela sempre gostou de fazer tricô e crochê e passou a praticar mais o hobby quando se aposentou da Nutrição. No entanto, não queria ficar apenas tricotando em casa para os filhos e futuros netos. Foi quando teve a ideia de transformar o lazer em uma nova profissão e criou a Letricotë, empresa de roupas femininas de tricô, feitas à mão e, na maioria das vezes, com exclusividade.

“Nosso diferencial é pensar cada peça individualmente. Fugimos da produção industrial, pois priorizamos a qualidade e não a quantidade, por isso temos muitas peças únicas”, explicou Carla, que é proprietária e designer da marca. Hoje, ela trabalha com e-commerce e encomendas, mas, a longo prazo, pretende internacionalizar a Letricotë, inclusive, recebe orientações do Sebrae/SC no processo de desenvolvimento da empresa.

Assim como ela, as irmãs Júlia e Joana Savi levaram dezenas de peças da Little Sugar, marca de moda praia feminina, para apresentar aos especialistas. “Trabalhamos com um conceito novo de moda praia, pois não produzimos as peças pensando apenas na marquinha de bronzeado, mas no estilo de vida como um todo. São peças versáteis, com estampas exclusivas e que, com as combinações adequadas, podem ser usadas fora da praia também”, destacou Júlia, sócia-proprietária da marca que trabalha com e-commerce e distribuição para lojas físicas multimarcas.

Ao fim de cada apresentação, que teve duração média de 30 minutos, os profissionais da SPFW passaram um feedback aos responsáveis pelas marcas. Eles falaram o que estava correto e o que precisaria ser melhorado, avaliando desde os tecidos e estampas utilizados nas peças até a forma como as etiquetas e embalagens são apresentadas aos clientes.

“A história da marca importa, o design e a qualidade das peças importam, a forma como elas são apresentadas aos clientes importa. Levamos muitos critérios em consideração. O mercado da moda é muito dinâmico, as marcas têm que se reinventar a cada seis meses, então todo detalhe importa e deve ser planejado com atenção”, afirmou a curadora do IN-MOD, Graça Cabral.

Vinte empresas associadas ao NMSC devem participar das curadorias ao longo dos dois dias, apresentando peças de vestuário, calçados e acessórios. Ao final da ação, cinco peças de marcas distintas receberão o selo de reconhecimento SPFW AMA, ganhando uma tag especial de identificação, o que garante que estas peças passaram pela criteriosa avaliação da equipe da SPFW e foram aprovadas, valorizando a escolha do consumidor.

A gestora de projetos do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo, reforçou a importância destas consultorias especializadas para a região, já que trata-se de um projeto itinerante que está percorrendo todo o Brasil e que, em Santa Catarina, veio somente a Criciúma. “Isso porque a nossa região, com mais de três mil confecções, é um pólo produtivo para todo o estado. Além disso, tem o valor agregado, o que é produzido aqui tem muita qualidade. E o apoio da SPFW vem para somar a tudo isso”, finalizou Juliana.

Programação aberta ao público

Já na quinta e sexta-feira, dias 3 e 4, serão realizadas palestras, workshopstalk show e exposição de moda, também na Acic. A programação é gratuita e aberta ao público em geral, mas requer inscrição antecipada através do link: https://www.sympla.com.br/spfwday-sc__161249. Destaque para a palestra com o criador e organizador da SPFW, Paulo Borges, na quinta-feira, às 19 horas. Ele vai abordar o tema “InPactos: as novas relações da moda, da passarela ao Varejo – os novos comportamentos que estão transformando a dinâmica da moda, do ponto de vista de criação e de negócios, no Brasil e no mundo”.

Confira a programação do SPFWDay Criciúma:

02/08

9h – Curadoria especial para empresários associados ao Núcleo de Moda Sul Catarinense (NMSC). Evento exclusivo.

03/08

18h30min – Abertura das exposições SPFW N43: dos bastidores à Passarela e Made in Brasil, a moda de pequenos negócios brasileiros no recorte editorial do FFW.

19h – Paulo Borges, criador da São Paulo Fashion Week           
Tema: InPactos: as novas relações da moda, da passarela ao Varejo – os novos comportamentos que estão transformando a dinâmica da moda, do ponto de vista de criação e de negócios, no Brasil e no mundo.

04/08

15h – Mariana Santiloni da WGSN – multinacional de tendências         
Tema: “Jovens e Cultura” - Procurando entender o que a juventude significa atualmente, a WGSN expert apresentará as tendências emergentes de comportamento e estilo de vida dos jovens, abordando cultura e causas que defendem.

16h – Raphael Varandas – Cotton Project

Tema: Designer da Cotton Project, marca que estreou no calendário do SPFW em 2016, fala sobre a criação de um negócio de pequeno porte, em torno do lifestyle ligado ao skate e ao surf, que hoje se apresenta como um projeto consolidado, com um trabalho forte na internet, uma boa plataforma de e-commerce e seguidores fieis.

17h – Talk Show com convidados com Augusto Mariotti, Diretor de Conteúdo do ffw.com.br   
Tema: Espaço aberto para discussão com os convidados sobre os temas apresentados, com a participação dos empresários presentes.

Release: Vanessa Amando | Partner NBCom

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