Entendendo a Ginecomastia

É o desenvolvimento excessivo do volume das mamas, distúrbio este que pode ocorrer em qualquer idade e em ambos os sexos. Nos homens, as hipertrofias recebem o nome de Ginecomastia e representam um tipo de deformidade que causa grande constrangimento, especialmente se o problema aparece no início da adolescência, em meninos saudáveis.

Obesidade e alterações hormonais são as causas mais comuns da ginecomastia. O distúrbio pode reverter, espontaneamente, com o emagrecimento ou com o fim da variação nos níveis de hormônios sexuais. Caso contrário, pode-se corrigir o defeito por Lipoaspiração ou cirurgia plástica.

Nas mulheres, a hipertrofia mamária pode ser classificada em quatro graus de acordo com o tamanho e peso excessivo das mamas. Nos estágios mais avançados, recebe o nome específico de Gigantomastia. Entre as causas da deformidade, que ainda não são bem estabelecidas, estão obesidade, distúrbios glandulares, diabete, gravidez, menopausa e hereditariedade.

Além do comprometimento estético e dos danos psicológicos que isso ocasiona, as mamas muito volumosas são responsáveis por problemas físicos, como desvios na coluna, má postura, dificuldade de movimentação, problemas estes irreversíveis se a correção for realizada tardiamente.


Por Dr. Samuel Orige - CRM/SC 17902

Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

www.samuelorige.com.br

Veja também