Exposição provoca reflexões sobre conflitos do ser humano

Obras de Roberta Mestieri ficam na Unesc até 13 de junho

Você já parou para se olhar por dentro? Essa é a proposta da exposição “Sob Pressões e sobre Impressões”, da artista Roberta Mestieri, aberta na noite da última terça-feira (5/5) no Espaço Cultural “Toque de Arte” da Unesc. As pinturas trazem uma reflexão sobre as angústias e conflitos do ser humano, diante de toda a pressão que sofre com as demandas do dia a dia.


“Acredito que a pintura retrate muito bem o conflito em que nos encontramos, essa questão do corpo angustiado. Na composição de telas existe um conflito de elementos: é uma briga de espátulas, de spray, de tinta, de água, de contornos. Tudo isso é parte dessa discussão”, comentou Roberta.


A paulista afirmou ainda que o papel do artista não é o de buscar respostas, mas sim o de provocar perguntas no seu público. “Nós conversamos com os outros a partir da nossa própria verdade, e eu me vejo em cada uma dessas obras”, acrescentou.  


A abertura da exposição contou com a performance “O corpo ocupa, o corpo não tem culpa”, interpretada pela egressa do curso de Artes Visuais da Unesc Pauline Silvério de Sá. A apresentação reforçou a temática central das obras expostas.


Para a assessora acadêmica da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), Gisele Silveira Coelho Lopes, as exposições contribuem para o objetivo da extensão na universidade, que é o de fazer a diferença na vida das pessoas. “Estamos todos os dias envolvidos com nossos problemas, responsabilidades, inquietações, e este espaço nos traz momentos muito importantes de reflexão sobre a vida”, afirmou.


Segundo a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, o evento marcou a 110ª exposição realizada no Espaço Cultural. “Estamos felizes por receber um trabalho como este, pois são as provocações, os questionamentos, as desconstruções que movem o universo da arte, e é isso que buscamos dentro do campus”, disse.


A exposição ficará aberta até o dia 13 de junho, sempre das 9 às 22 horas. Os interessados em realizar visitas mediadas devem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Universidade pelo telefone (48) 3431-2622 ou pelo e-mail: cultura@unesc.net

 

Assessoria de Imprensa da Unesc

 

Veja também