FAN encerra superando expectativas

Evento voltado ao empreendedorismo alcança objetivos

1º FAN encerra com sucesso e atinge objetivos

 

Evento já se consagrou no cenário empresarial regional

 

Declarada aberta a noite de trabalhos, a primeira palestra foi de Valmor Rabelo, da empresa Endeavor, que falou sobre ‘Empreendedorismo de alto impacto’. O empresário ressaltou as tendências do futuro destacando a biotecnologia, a nanotecnologia, e a maior quantidade e precisão das informações. O palestrante citou que, atualmente é possível aliar o “vigor da juventude com a sabedoria da experiência”, unindo as forças no mundo tecnológico para alcançar melhores resultados, e os novos modelos de negócios, com o analógico se tornando digital, mas sempre lembrando que a inovação vem de pessoas e não das máquinas. Por isso a importância da inovação ou seja, “ver o que ninguém enxerga”, nunca focando no problema, e sim , na solução. O palestrante finalizou elogiando o FAN, ressaltando que eventos assim ajudam a fomentar a inovação e o empreendedorismo.

O segundo palestrante da ultima noite de FAN,  foi André Gaidzinski, vice presidente da FACISC. Em sua explanação, André citou que Santa Catarina representa muito bem o quesito associativismo, com sete Federações trabalhando em conjunto para buscar soluções.

 

Ele explicou que a Facisc ajuda o empreendedor em vários setores e núcleos e que o programa ‘Empreender’ existe há 22 anos e possui 69 associações empresariais, 390 núcleos empresariais e 5.306 empresas participantes.  

 

Encerrando as palestras do 1º FAN, Júlio Cesar Soares da Silva, da Guarida Imóveis iniciou contando um pouco de sua trajetória, aliando a história da empresa que nasceu em 1977 e hoje possui 7.500 imóveis locados, 1.800 condomínios, 20 agências, 600 colaboradores e 80 mil clientes.

Júlio Cesar destacou que sempre é possível fazer melhor, e comparou o modelo de negócios da era da revolução industrial, com pouca concorrência, muito trabalho braçal e poucas máquinas, e o trabalho desenvolvido nos dias de hoje, onde há muita concorrência, máquinas e equipamentos modernos, e o intelecto ou o conhecimento é o diferencial.

 

Um fator de destaque da palestra foi o processo de humanização que acontece nas empresas: o chefe passa a ser o líder, o empregado se torna o sócio colaborador, o grupo agora é equipe e o cliente é “deus”. O palestrante relatou a importância de um bom líder, que compartilha o trabalho e que precisa ser um exemplo a ser seguido dentro da empresa. No ao final de suas colocações, Júlio Cesar trouxe uma mensagem e a definição de sucesso e felicidade, onde em vez de ficar feliz apenas quando se conquista algo novo, o melhor a fazer é  ser feliz e grato com tudo o que já se conquistou.

 

Após o encerramento das palestras o presidente da ACIVA, Alceu Pacheco, fez questão de convidar à frente todos os envolvidos na organização e realização do 1º FAN, e com aplausos declarou finalizado o evento.

 

Para o presidente, o evento foi coroado de sucesso, com a participação de centenas de empresários, acadêmicos de vários cursos e pessoas da comunidade participando das atividades propostas e concluiu que o objetivo de aproximar as pessoas e mostrar oportunidades e trazer novos ares para seus negócios foi amplamente atingido.

 

Da redação Sul Fashion:Giovanna Teixeira 

Veja também