Fashion tip: Armário Cápsula e a febre minimalista

Saiba de onde surgiu esse estilo e como fazer você mesma

Para começar a falar sobre Armário-Cápsula, precisamos entender como que o “Menos é mais” conseguiu alcançar a moda. O dia-a-dia corrido e principalmente a pressão que a vida tecnológica proporciona, fez com que as pessoas buscassem cada vez mais uma lifestyle  leve e simples, assim aderiram as Residências Minimalistas, a decoração simples e ficou a pergunta: Por que não levar isso para a moda?

Mas o que é isso? Para ficar fácil é uma coleção limitada de peças que, quando combinadas entre si, maximizam o número de looks originados a partir das roupas que já se tem, nada de correr para o shopping e sair comprando. O objetivo é ter um look adequado para cada ocasião sem possuir uma quantidade exagerada de roupas (que normalmente ficam abandonadas no armário depois de um tempo).

Organizando assim os Armários ou Closets a cada troca de estação (aprox. 3 meses) e não fazer isso apenas 2x ao ano, consumindo menos tempo na escolha das roupas, e ocupando menos espaço em casa.

Então vamos lá... Como Montar o Armário Cápsula

Primeira regrinha não pode comprar nada em 3 meses... nadinha, comprar somente quando mudar a coleção, a quantidade de peças pode variar entre 30-45, é importante também lembrar que, nesse número, incluem-se os acessórios como bolsas, lenços e sapatos. Assim voltando ao conceito Minimalista da Arquitetura podemos ter dicas preciosas:

Conceito:

O estilo pode ser facilmente identificado pela construção "limpa" e sem excessos, pelo uso de cores neutras, padrões simples e materiais industriais modernos. 

Construção Limpa = Conhecer-se bem procure qual o seu estilo, confortável, esportista, ou prefere algo mais arrumadinho?

Uso de cores neutras = Determine quais cores neutras se encaixa no seu estilo, preto, branco, marrom, azul marinho. Tendo as cores básicas definidas fica mais fácil harmonizar o restante, depois de escolher os tons básicos, adicione algumas peças de cores mais vibrantes para dar um toque mais vivo aos looks.

Padrões Simples = Enquanto alguns cortes, texturas e estilos vão e voltam, outros são considerados clássicos porque nunca saem de moda, e são esses que devem ser priorizados para montar um armário-cápsula que nunca fica ultrapassado.

Materiais Industriais Modernos = Buscar materiais de boa qualidade: a idéia do armário-cápsula é ter poucas roupas para serem usadas de maneiras diferentes, então peças individuais vão ser repetidas muitas vezes. Dessa maneira, é importante optar por roupas de qualidade que possam durar por muito tempo, apesar do uso constante.

 

E vale lembrar que uma transformação desse tipo exige reflexão, criatividade e paciência. Porque você vai mexer no seu guarda-roupa sim, mas precisa treinar a mente. Dificilmente, ela será feita de um dia para o outro. O desapego material deve acontecer gradativamente.

Para você que gostou das dicas, pode começar com a roupa, depois a decoração e por ultimo levar isso para a casa toda, ou vice-versa, por aqui adoramos projetar ambientes que facilitam o dia a dia das pessoas, então esta idéia do Armário Cápsula já esta sendo usada por aqui e muitos clientes estão achando bem legal e comprovando que funciona sim.

 

Texto: Arquiteta Neiza Costa

Creative Arquitetura e Design

 

Veja também