Febratex realiza 15ª edição da maior feira têxtil

Evento deve receber grande número de profissionais para conhecer os lançamentos

A 15ª edição da “Febratex – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil”, maior feira para a indústria têxtil das Américas, acontece entre os dias 09 e 12 de agosto de 2016, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). O evento bienal é organizado e promovido pelo FCEM | Febratex Group. A expectativa de visitação é de cerca de 95 mil profissionais, superando a edição passada, realizada em 2014, que recebeu 90 mil visitantes.

A feira reúne expositores de mais de 58 países, totalizando 2,4 mil marcas de países como Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Itália, Japão, Portugal, Suíça, Taiwan e Turquia, entre outros. Os visitantes da feira poderão conhecer os lançamentos dos segmentos de máquinas de corte e costura, estamparia, teares e matérias-primas, fiação primária e secundária, máquinas e equipamentos para tinturaria e setor de lavanderia, equipamentos para enfesto e corte automático, softwares e novos processos, além de obter informações sobre moda, tendências e sustentabilidade.

A Programação Paralela da “Febratex 2016” destaca o “Fórum de Informações ABTT”, a “Contexmod” e o “Fórum Digital/Cenários Usefashion”. O evento conta com o apoio da ABRAMACO – Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos para Confecção; ABIMAQ – Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos; ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção; ABTT – Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda e da ABQCT – Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis.

Fórum de Informações Febratex ABTT 2016

Além de apresentar os principais lançamentos mundiais em maquinários, softwares, tecnologias e novos processos, o evento contará com o “Fórum de Informações Febratex ABTT 2016”, que tem em sua programação palestras com importantes profissionais, considerados referência em moda, mercado e processos industriais.

Serão realizadas palestras durante os quatro dias da feira e os temas abordados são: sistemas de tingimento, oportunidades online para o mercado têxtil, processos biossustentáveis inteligentes, processos de transformação, produção e sustentabilidade, entre outros. 

Prêmio “Febratex 2016” -  “Troféu João Luiz Martins Pereira

O FCEM | Febratex Group homenageia, através do “Prêmio Febratex”, os expositores que completam 10 participações na “Febratex” na edição de 2016 com o “Troféu João Luiz Martins Pereira”, tributo ao saudoso ex-presidente da ABTT -  Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda, falecido em 2014. A solenidade de entrega do Prêmio será realizada no dia 10 de agosto às 20 horas, no lounge da diretoria da FCEM.

“A criação do ‘Troféu João Luiz Martins Pereira’ é uma excelente homenagem a esse saudoso profissional, que foi Presidente da ABTT durante duas gestões – no período de 2004 a 2009 – e representou um marco de modernidade para a entidade, mudando o foco de uma atuação tradicional para um posicionamento moderno, promovendo o efetivo intercâmbio entre a indústria têxtil e os profissionais e uma aproximação com entidades patronais e profissionais”, declara Antonio César Corradi, Presidente da ABTT - Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda.

O Troféu, produzido em madeira e alumínio, é uma criação da artista plástica gaúcha Zetti Neuhaus que já teve suas obras expostas na International Exposition of Sculpture Objects & Functional Art – New York, Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Ado Malagoli (MARGS), Museu de Arte de São Paulo, Canning House Gallery (Londres, Inglaterra), entre outros.

Uma das novidades desta edição é o novo pavilhão, o Setor 4, que o Vila Germânica inaugurou em 2015, erguido na modalidade de naming rigth, seguindo o modelo dos maiores espaços de eventos do mundo. O Setor 4 tem dois pavimentos: no térreo estarão localizados pontos para a venda de alimentos e bebidas, sanitários e palco com camarins apropriados para eventos. No piso superior,  um restaurante que funciona o ano inteiro, independente de eventos, e camarote com visão tanto para o Setor 4 quanto para o Setor 1. O espaço abriga 1,5 mil pessoas e é uma alternativa para congressos. A “Febratex 2016” também conta com um Pavilhão em um espaço exclusivo e totalmente climatizado.

Importância e tamanho da cadeia têxtil brasileira

Segundo a ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil, a cadeia têxtil e de confecções no Brasil é o quarto maior parque produtivo de confecção e o quinto maior produtor têxtil do mundo. A cadeia é formada por 33 mil empresas formais, que a tornam a segunda maior empregadora da cadeia de transformação nacional, responsável por 1,5 milhão de empregos diretos e 8 milhões, se forem adicionados os indiretos. Além de ser o segundo maior gerador do primeiro emprego.

Sobre o FCEM| Febratex Group

O FCEM | Febratex Group é uma empresa 100% brasileira, que está no mercado há mais de 20 anos e é especializada na promoção e organização de feiras e eventos, principalmente nos segmentos de máquinas e insumos para o setor têxtil. A Matriz da empresa fica em Porto Alegre (RS), com filial em São Paulo (SP). A FCEM é associada à UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras.

Fundada e presidida pelo empresário Hélvio Roberto Pompeo Madeira, conta também com o diretor de comunicação e marketing Hélvio Roberto Pompeo Madeira Junior e a diretora jurídica Giordana Madeira. 

Informações: Ana Cristina de Souza / Persona

Veja também