Festival de Cinema de Gramado tem 760 filmes inscritos

Na série histórica, computada desde 2012, a edição é a quarta com maior número de produções inscritas


Mesmo com a dificuldade enfrentada pelo setor audiovisual no Brasil e na América Latina, a 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado apresentou um aumento de 14% no número de filmes inscritos para as mostras de Curtas-Metragens Brasileiros (CMB), Longas-Metragens Brasileiros (LMB) e Longas-Metragens Estrangeiros (LME). 

Ao total, foram 760 filmes inscritos: 133 longas-metragens brasileiros, 45 longas-metragens estrangeiros e 582 curtas-metragens brasileiros participarão da seleção. Na série histórica, computada desde 2012, os números colocam a edição como a quarta com maior número de produções inscritas. 

A organização comemora os resultados positivos e agradece pela confiança dos realizadores no evento, ainda que em um cenário desafiador. “Sabemos que é um momento difícil para a cadeia do audiovisual. Ter recebido esse número de inscrições em um momento tão difícil reforça nosso compromisso com o setor e nos garante a confiança para realizar mais um Festival. Queremos agradecer a todos os realizadores que confiaram seus filmes a Gramado”, comenta a Presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

Produções de 23 estados e do Distrito Federal estão entre os inscritos. São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná e Minas Gerais são os estados que concentram o maior número de produções. 

Entre os inscritos estrangeiros, estão produções de países como Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Peru e Uruguai.

Inscrições para as produções gaúchas abrem nesta quarta (5)
A organização do Festival de Cinema de Gramado anuncia que a abertura das inscrições para o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas e para a Mostra de Longas-Metragens Gaúchos acontece na próxima quarta-feira, 5, e segue até o dia 25 de maio. 

O “Gauchão” consagra a parceria entre o Festival de Cinema de Gramado e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, que juntos promovem a mostra pela 18ª vez. Os participantes concorrem ao troféu em 13 categorias: Melhor filme, Melhor ator, Melhor atriz, Melhor direção, Melhor roteiro, Melhor fotografia, Melhor montagem, Melhor direção de arte, Melhor música, Melhor edição de som, Melhor produção/produção executiva, Júri da Crítica e Menção honrosa. 

Mantendo o compromisso com as produções locais, Gramado amplia o reconhecimento concedido aos longas gaúchos e, em 2021, anuncia mais uma categoria de premiação para a mostra. Além do Kikito de Melhor Filme de Longa-Metragem Gaúcho, este ano as obras selecionadas também disputarão o troféu de Melhor Filme de Longa-Metragem Gaúcho do Júri Popular. 

“Estamos muito felizes em manter as mostras, sobretudo, por serem tão importantes como incentivo à produção gaúcha de cinema. Muitas vezes, a Mostra de Curtas é a porta de entrada para lançar novos cineastas do Estado e, por isso, tão importante para a nossa cultura. E poder ampliar o reconhecimento dos longas gaúchos reforça nosso compromisso com a produção do Rio Grande do Sul”, avalia Diego Scariot, gerente de eventos da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo Festival.

Os regulamentos estarão disponíveis no site www.festivaldegramado.net. O 49º Festival de Cinema de Gramado acontece entre os dias 13 e 21 de agosto de 2021.

Confira a Cerimônia de Premiação dos Curtas Gaúchos da 48º edição, realizada em 2020: https://abre.ai/curtas-gauchos.

Fonte e Imagem: Pauta Assessoria de Imprensa

Veja também