Festival Gastronômico Baleia Franca valoriza o turismo, em Imbituba

Evento acontece de 19 de setembro a 13 de outubro, durante a temporada de observação

As baleias francas e seus filhotes já estão no Litoral catarinense. De julho a novembro, eles aproveitam as águas mais quentes e tranquilas da região para o período de reprodução e amamentação da espécie. A presença destes gigantes do mar atrai, anualmente, milhares de turistas. Pensando nisto e como forma de agregar valor ao turismo na chamada Rota da Baleia Franca (RBF) – compreendida pelos municípios de Imbituba, Garopaba e Laguna – será realizado o Festival Gastronômico Baleia Franca.

Marcado para o período de 19 de setembro a 13 de outubro, o evento contará com a participação de 29 estabelecimentos gastronômicos de Imbituba. São restaurantes, pizzarias, pubs, hamburguerias e restaurantes orientais que servirão diversas opções de comidas selecionadas especialmente para o Festival, como porções, pratos à la carte, hambúrgueres, pizzas, sushis, combinações, além de acompanhamentos, como bebidas e até sorvete.

Entre os estabelecimentos, algo em comum: todos os pratos selecionados para o evento serão comercializados pelo valor de R$ 49,90. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Imbituba, Carina Ferreira, explica que o objetivo é criar um festival da baleia que tenha valor agregado, envolvendo vários setores, não apenas os restaurantes, mas, também, outros empreendimentos compreendidos pela Rota.

“A intenção é movimentar a economia durante a baixa temporada e incrementar o Festival para atrair cada vez mais público. A expectativa é bastante positiva no sentido de conseguir agregar valor para os turistas que estão visitando o Litoral Sul nesta época do ano, para que eles possam visitar os melhores restaurantes e degustar pratos deliciosos por um preço justo e tabelado especialmente para o evento”, destaca Carina.

Fortalecendo o turismo

O Festival Gastronômico Baleia Franca é um projeto de fortalecimento do turismo de observação de baleias no Litoral Sul catarinense com cunho gastronômico cultural, cujos objetivos são a integração do setor, a valorização de ingredientes locais e a promoção da cultura da região. Além de promover as empresas de alimentação fora do lar que integram a RBF, o evento ainda gera fluxo de turistas nesta época do ano – considerada de baixa temporada, mas que possui um potencial econômico graças ao turismo de observação de baleias – e colabora para o ganho de receita das empresas.

“Queremos impulsionar o fluxo de pessoas no território da baleia franca. Para isso, vamos valorizar e promover a gastronomia local por meio da diversidade de sabores, conceitos e apresentações de pratos. Contamos com a colaboração dos empreendedores graças a essa ação de integração dos 29 estabelecimentos participantes do Festival”, reforça a analista do Sebrae/SC Sul, Juliana Ghizzo.

A ação integra o calendário anual da Rota, fruto de um projeto desenvolvido pelo Sebrae/SC com apoio das Prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna. Atualmente, a RBF é coordenada por empresários através do Núcleo Rota da Baleia Franca, desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com suporte das Associações Empresariais dos três municípios.

Cartão Fidelidade

Uma das novidades para esta edição do Festival Gastronômico Baleia Franca é o chamado Cartão Fidelidade. Cada cliente pode solicitar o seu ao degustar o primeiro prato selecionado em um dos estabelecimentos participantes. Na medida em que o turista for visitando outros restaurantes e apreciando novos pratos, ele vai preenchendo o cartão. Quando estiver completo, o cartão pode ser trocado por um brinde.

Texto e Fotod: Vanessa Amando | NBCom

Veja também