FESTURIS Gramado: 300 milhões em negócios segundo a UCS

Impacto para Gramado e Canela foi de 20 milhões

 

Encerrou no último domingo a 30ª edição do FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo. A apresentação dos números do evento ocorreu em coletiva de imprensa com jornalistas do Brasil, Argentina, Portugal, Espanha, Uruguai, Chile, Peru, Paraguai e Estados Unidos. Os diretores do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, anunciaram a nova data para 2019: 07 à 10 de novembro, além dos números da edição que são corroborados pela Universidade de Caxias do Sul, em estudo que é coordenado pelo professor Maguil Marsilio.

Números da 30ª edição:

300 milhões de reais em geração de negócios a partir de contatos realizados na Feira de Negócios;

15 mil participantes entre profissionais de turismo, estudantes e imprensa;

65 destinos internacionais;

20 milhões de reais de impacto econômico para a Região das Hortênsias;

5 por cento de aumento em número de expositores com relação a 2017;

24 mil metros quadrados de área na Feira de negócios;

250 palestras e workshops;

Mais de 450 jornalistas e influenciadores digitais do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Espanha, Portugal e Estados Unidos;

A Universidade de Caxias do Sul prepara o relatória das pesquisas realizadas pelos estudantes que deve ser entregue e divulgado em algumas semanas.

Considerado pelo trade a mais efetiva plataforma de negócios da América do Sul, os resultados positivos foram comemorados pelos diretores e autoridades que participaram da coletiva: Bob Santos, secretário Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo (que representou o Ministério do Turismo, presente na Feira com a maior área: 350 metros quadrados), José Carlos Ramos de Almeida, secretário de Turismo de Gramado e João Machado, presidente da ABAV do Rio Grande do Sul.

“Eu viajo o mundo em eventos, mais de 400 ao ano, e posso dizer que o FESTURIS se destaca entre eles”, disse o secretário Bob Santos, que ainda ressaltou a importância da parceria do Ministério do turismo do Brasil com o evento.

Já o secretário de Turismo de Gramado, José Carlos Almeida, salientou a importância para Gramado e região, pelo fortalecimento do Turismo através do FESTURIS. João Machado, presidente da ABAV RS, apontou o sentimentos dos agentes de viagens: “Estão todos muito felizes e satisfeitos com os contatos qualificados e pelo sucesso e quantidade de profissionais circulando na feira que está linda, renovada e com muitas novidades como o Meeting, que é a oferta de conteúdo”.

“Um evento que a gente sabe que foi muito bem sucedido, é o feedback que recebemos nos corredores. Estamos muito agradecidos”, destacou Marta Rossi que lançou ainda a novidade para 2019: o Espaço Wedding.

“Trouxemos uma feira diferenciada, com inovação, novos, espaços, novo layout e muito crescimento qualitativo”, disse Eduardo Zorzanello.

A coletiva teve ainda homenagem do FESTURIS aos 30 anos do Futebol FESTURIS. Foram homenageados: Rodrigo Canielas, Larri Doile, Valmir Nunes, Jorge Espíndola e Rubens Regis.

Outra homenagem foi prestada pela Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo, que realizou a entrega do troféu Catavento de Prata pela 30ª edição do evento.

Homenageados também os profissionais de Turismo, nomeados Embaixadores do FESTURIS, que divulgam o eventos no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e são responsáveis por levar ao evento os agentes de viagens do Sul do país. Foram homenageados: Roberto Bacovis, Paraná, Conceição Junkes, SC, e Jander Barbosa do RS. o executivo de Turismo Luciano Teixeira recebeu o troféu por levar mais de 500 agentes de viagens ao evento.

Outros destaques:

Marta Rossi recebe homenagem da ABAV do Rio Grande do Sul e também o Troféu Infinito;

Plantio da Árvore da Integração teve homenagem a Gisele Abrahão por projetos focados na Sustentabilidade;

Uruguai recebeu troféu pelo estande mais criativo, oferecido pela revista Brasil Travel News;

Helio Lima Duarte recebeu homenagem com o plantio de uma araucária no Projeto Gralha Azul;

Fonte: Flávio L. Prestes | Gerente de Comunicação

Veja também