Fim de ano chegou e não cumpri minhas metas, e agora?

Em vez de se culpar, veja como planejar melhor os objetivos do próximo ano

Muitas pessoas se organizam para um ritual de planejamento no começo de janeiro de cada ano: fazer uma lista de objetivos a serem realizados nos próximos 12 meses. Nesse momento, os sonhos, desejos e expectativas ficam aflorados. É uma delícia pensar: "ano novo, vida nova". Essa energia de pensar no que se quer, em manter o que já se tem e ter força para alcançar novos desafios é mágico. É um período prospero para a leveza das nossas fantasias. Saber o que se quer, ter uma missão, um objetivo especial é mesmo um passo importante para várias pessoas. Porém, a frustração vem quando o ano termina e as metas foram pouco cumpridas ou não foram atingidas.

Os sentimentos mais comuns relatados por quem não teve o sucesso de concretizar seus sonhos são: frustração, culpa e medo. A frustração acontece, porque se acreditou ser capaz de realizar algo que não aconteceu. A culpa vem quando o ano acaba e ao olhar para trás a pessoa percebe que poderia ter tomado outros caminhos, ter feito escolhas diferentes e o mal-estar se instala.

"Se eu tivesse feito de outro jeito" é uma frase comum nesse momento de dor emocional. Porém, não passa de uma grande ilusão e confusão da mente. Olhar para trás nos serve de aprendizado para agir diferente no presente e futuro, mas jamais para imaginar um passado alternativo que nos puni sem oportunidade de defesa. O sentimento de medo faz parte da preocupação, por exemplo, de não ser capaz de agir de modo transformador numa próxima oportunidade.

Um bom caminho para não ativar esses sentimentos negativos é ,quando for fazer a lista de metas para o novo ano, ter uma avaliação se ela é uma lista de desejos aleatórios ou uma lista a ser realizada. Se for somente de sonhos, não haverá frustração caso não seja concretizada.

Se for mesmo um planejamento é preciso, então, outras estratégias, definir:

a) O que se quer: especificando o desejo;

 

b) Quando se quer: definir prazos;

 

c) Estabelecer formas de avaliar os resultados durante o processo nesse caminho de conquista;

 

d) Planejar como será feito.

Pense mesmo no processo para que essa tarefa possa ser cumprida. O grande problema é que algumas pessoas fazem suas listas sem a menor ideia de como vão atingir seus objetivos. E também é importante lembrar que a lista pode ser feita a qualquer momento da vida. A mudança de ano é uma passagem simbólica. É possível iniciar a qualquer tempo.

Havendo necessidade procure ajuda profissional, um psicólogo poderá lhe orientar com técnicas como hipnose, programação neurolinguística (PNL) e novo código da PNL, que lhe ajudarão a formular de forma mais precisa suas ideias e também meios para se motivar durante o processo de conquista.

Texto: Minha Vida

Foto: Divulgação

Veja também