Genésio Antônio Mendes

Valorização de pessoas e honestidade: a visão do poder

"A gente tem que ver sempre o lado positivo das coisas e não se deixar abalar por qualquer problema, afinal não existem rosas sem espinhos", foi com esse pensamento que Genésio Antônio Mendes construiu sua carreira e alcançou o pódio de um dos empresários mais bem sucedidos da região. Fundador da GAM, distribuidora de produtos farmacêuticos, médicos e de higiene pessoal, e do Farol Shopping, um dos empreendimentos mais influentes do Sul do Brasil, o empresário iniciou sua trajetória cedo.

 

De família humilde, ele era o caçula de 10 irmãos. O pai morreu quando Genésio tinha quatro anos e a mãe vendia doces para sustentar os filhos. Para muitos, talvez, as dificuldades seriam motivo para desistir de sonhar, mas o empresário fez dos problemas a sua motivação de ser alguém na vida e abrir o próprio negócio. "Eu queria sempre ter um negócio pra mim, mas não tinha dinheiro", relembra.

 

Não tendo condições para manter os estudos, Genésio estudou até o 4º ano primário. Aos 13 anos começou a trabalhar lavando chão e limpando vidros de uma farmácia, mas isso não fez que ele ficasse se lamentando, pelo contrário, Genésio começou a estudar os livros na farmácia e conseguiu emprego em uma manipulação. A vida foi melhorando e parece que a sorte estava a seu favor. Decidiu começar o consórcio de um carro e no primeiro sorteio foi contemplado.

 

Jovem, recém-casado e com dois filhos pequenos, o carro seria a chance de ter uma vida confortável, mas pensando no futuro, Genésio decidiu vender o carro e investir o dinheiro em prol de seu próprio negócio. "Como eu já tinha experiência com a fabricação de remédios, comecei a fazer e vender produtos médicos", fala. Ele trabalhava, fabricava e nas horas vagas saía de bicicleta para vender. Hoje, após 46 anos do pontapé inicial, a GAM possui 550 funcionários e não para de crescer.

 

O segredo do sucesso

 

 

Genésio em toda sua carreira sempre priorizou as pessoas. De acordo com ele, quanto melhor o chefe trata os funcionários, mais eles produzem. "Eu falo para os meus diretores, gerentes e supervisores tratarem os colaboradores como se fossem eles mesmos, respeitando sempre as necessidades de cada um. Se aquele funcionário está ali, é porque você precisa dele", diz.

 

O empreendedor se sente uma pessoa comum. "Eu sou só mais um empresário, que entre tantos que vieram de família humilde, deu certo. Sou mais um entre a multidão, talvez o meu diferencial é que eu trabalho com persistência, honestidade e na valorização das pessoas", assinala. "Se Deus te dá a oportunidade de crescer na vida, você tem que dar oportunidade para os outros crescerem também", completa.

 

Dos remédios  ao Shopping

 

 

Movido por desafios, em 2006 Genésio decide apostar em algo inovador para a região. "Eu queria alguma coisa que viesse mexer com a cidade e valorizasse a região", ressalta. Por seis meses ficou estudando o funcionamento de um shopping, trouxe uma empresa de São Paulo que ficou 90 dias pesquisando as estatísticas de um shopping regional. Mandou o filho, Marcio Mendes, e o superintendente, Ivo Prin, a São Paulo de 15 em 15 dias durante dois anos para fazer um curso de administração e gerenciamento e, com a ajuda dos colaboradores, abriu o Farol Shopping.  "Tudo isso porque eu queria que as pessoas daqui tivessem a oportunidade de dirigir um shopping", argumenta.

 

Atualmente o Farol Shopping  emprega 50 pessoas diretamente contratadas, 40 terceirizadas e as lojas mais de 1200 pessoas. Ele frisa: "Eu não chegaria a lugar nenhum sem as pessoas que trabalham comigo".

 

Planos para o futuro

 

 

Genésio não pretende se aposentar tão cedo. "Eu estou preparando a empresa para o futuro, já fiz minha divisão de patrimônio para os filhos e estou deixando tudo pronto, mas, enquanto eu estiver com saúde, vou continuar trabalhando". Segundo ele, o trabalho faz viver, por isso ele reforça que é importante fazer aquilo que gosta.

 

Pai do empresário Marcio Mendes, da arquiteta Vera Mendes e da contadora Maria Helena, ele quer ser lembrado pelas coisas boas que fez. "Eu gostaria que no futuro as pessoas se inspirassem na minha honestidade e no meu amor ao próximo".

 

Se fosse para começar sua carreira hoje, Genésio investiria no mesmo ramo. "O que eu sei fazer é vender remédio e sempre deu certo", enfatiza. Para quem está iniciando a carreira agora ele aconselha a investir o dinheiro em prol das pessoas, mas o segredo do sucesso, segundo o empresário, é não desistir , ser persistente e selecionar pessoas boas para trabalhar. "Não se importe com o salário que vai pagar, pois são essas pessoas que vão fazer a diferença", finaliza o empresário. 

 

Da redação - Filipe Gabriel

*Esta e outras matérias você encontra na 47ª edição da revista Sul Fashion!

Veja também