Governo do Estado reconhece empenho e a força do Sistema Acafe no desenvolvimento da educação

Reitores estiveram reunidos com o Secretário de Estado da Educação na manhã desta quarta-feira, de forma remota


A conexão, dedicação, esforço, compromisso e a força do Sistema Acafe que é formado por 15 instituições de ensino foram reconhecidos pelo Secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Cardoso, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (2/2), remotamente. A reitora Luciane Bisognin Ceretta, que também é vice-presidente do Sistema Acafe, participou do encontro. Todo o sistema Acafe foi de fundamental importância para o êxito quanto a realização da aplicação da prova do processo seletivo para a contratação de professores em caráter temporário (ACTs) para 2022.

A prova, realizada em dezembro, envolveu, entre elas, a Unesc Criciúma e Araranguá, com quase 1,5 mil colaboradores, estudantes e voluntários. A reitora agradeceu o Estado pela oportunidade conferida à Unesc e ao Sistema Acafe de fazer essa parceria, e não só poder mostrar a prestação de que lhe é objeto central, mas de fazer a parceria e de reconhecer todo o apoio que o sistema vem tendo por parte do Governo do Estado. “Foi uma grande oportunidade. A equipe que esteve à frente de todo o processo, em especial a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, e a colaboradora do Escritório de Processos da Unesc, Fernanda Medeiros Marcos, que se dedicaram e não mediram esforços em prestar todo o apoio logístico e estratégico para todo esse processo, garantindo um compromisso com a educação e de serviços de qualidade. Estamos sempre à disposição e somos muito gratos por toda a parceria”, disse Luciane.

Para a pró-reitora Gisele, participar desta experiência foi um tanto peculiar e especial como pessoa e profissional. “Tive a oportunidade de vivenciar o trabalho em equipe de maneira 100% remota, envolvendo mais de três mil pessoas em diferentes comissões. Viver a gestão de um projeto com ampla complexidade, sem dúvida foi uma experiência única e de muitos aprendizados. Posso dizer que concluímos esse processo totalmente diferentes desde quando entramos”, resumiu.

Assim como a reitora, Gisele também enumerou que a participação da Acafe neste desafio, sem sombra de dúvida, mostrou a força das Instituições Comunitárias em Santa Catarina. “Se antes os números já mostram a relevância das nossas instituições para o desenvolvimento regional, agora, de fato, temos evidências concretas da força da união das 15 IES de Santa Catarina, em apoio ao Governo do Estado”, salientou.

O Secretário de Estado sublinhou, lembrando que o processo contou com muitos inscritos e que todo esse empenho do Sistema Acafe foi fundamental para o sucesso. “Acreditamos que vocês, no final do ano, conseguiram entregar aquilo que era de mais importante e sensível para a continuidade dos trabalhos da educação catarinense. Temos muita gratidão e sinto feliz de ter tido esse eco da Acafe que foi um momento sensível e quando mais precisávamos”, disse Vampiro.

Ela lembrou ainda do desafio com o novo ensino médio e garantiu recursos para o programa de bolsas universitárias, o Uniedu. O presidente do Sistema Acafe, Aristides Cimadon, também destacou o esforço de todas as IES e essa relação de compromisso com o Governo do Estado e a qualidade da educação.

Fonte: Aicom / Assessoria de Imprensa Unesc
Imagens: Daniela Savi / AgeCom

Veja também