HEIMATFEST inicia nesta quinta em Forquilhinha

Cinco dias de festa contarão com desfiles, apresentações artísticas, atividades esportivas, diversidade gastronômica e shows nacionais

Inicia nesta quinta-feira um dos eventos mais aguardados pelos moradores de Forquilhinha e região. A Heimatfest – Festa das Origens, uma das maiores festas do Sul de Santa Catarina, surgiu justamente para motivar os moradores a resgatar e manter vivas as tradições culturais, a gastronomia e o acervo histórico dos colonizadores responsáveis pela formação de Forquilhinha. O município é conhecido como a cidade mais alemã do Sul de Santa Catarina, devido aos alemães terem sido os pioneiros na formação da colônia.

 

No entanto, etnias também responsáveis pela colonização estão inseridas no evento, com destaque para a italiana, polonesa, japonesa, portuguesa e negra, que através da miscigenação, atualmente compõem a população local.

 

Em 2015, mais uma vez o sul de Santa Catarina será o centro das atenções festivas e culturais com a realização da Heimatfest. Desta forma, como acontece a cada dois anos, no mês de outubro, a população da cidade incorpora o sentido étnico e festivo para mostrar a todos os turistas e visitantes, suas etnias, costumes, gastronomia, enfim, a realidade do cotidiano das diversas famílias que contribuíram na construção Forquilhinha.

 

Serão cinco dias de festividades e atrações. Haverá desfiles, apresentações artísticas e musicais, atividades esportivas, encontros e palestras, mostras e exposições, diversidade gastronômica, festivais, bailes, shows, lazer e entretenimento.

 

A cultura alemã por ser a pioneira e com maior incidência populacional acabou por receber maior enfoque no desenvolvimento global do evento. Atualmente, toda a região sul do estado de Santa Catarina reconhece Forquilhinha como a cidade mais germânica do sul de Santa Catarina.

 

Desfile Histórico Cultural

Um dos mais tradicionais eventos da Heimatfest é o Desfile Histórico Cultural. Representantes de cada etnia mostram sua cultura e suas tradições em um belíssimo e animado desfile pela Avenida 25 de Julho. 

 

Shows

A Heimatfest deste ano terá shows nacionais com Armandinho, Henrique e Juliano e Fernando e Sorocaba. Confira os demais shows:

Bandas Germânicas

•      Banda Barril

•      Banda Munique

•      Banda Alemão Preto

•      Banda Heimat

•      Quarteto Heimat Musicant

 

Shows diversos

•      Paulinho Mixaria

•      Banda Matusa

•      Marília Dutra

•      Três & Um

•      Johnny Creef

•      Irmãs Roveda

•      Lucas Limas

•      Zucky Vasconcelos

•      Grupo Black Travessos

•      Roba Da Ciodi

•      Sapato Velho

•      Direito de Igualdade

•      DJ Adriano Ferrari

•      Luiz Claudio e Baita Baile

•      Cicole e Ciacole

•      Mirelli Elias e Banda

•      Gera Fornasa e Bandalheia

•      Marca dos Pampas

 

Chope em metro

Uma das atrações da Heimatfest é o Concurso de Chope em Metro. O desafio é beber mais rápido o conteúdo das tulipas, sem tirar a boca do copo e sem babar. 

 

O que é pago:

 

•      Shows nacionais: Armandinho, Fernando e Sorocaba, Henrique e Juliano.

•      Show com Paulinho Mixaria

•      Baile especial de abertura com Festival de Massas

•      Gastronomia.

 

Todos os demais shows são gratuitos no Centro de Eventos.

Programação e mais detalhes: www.forquilhinha.sc.gov.br/estruturaorganizacional/hotsite/index/codHotsite/3596 

Facebook: www.facebook.com/heimatfest.forquilhinha 

 

Com informações da Assessoria de Imprensa de Forquilhinha 

Veja também