Hérnia de Disco: Pilates na prevenção e reabilitação

Studio Daniela Borges foca no tratamento para devolver a mobilidade e bem estar

 

A Hérnia de disco é considerada uma patologia de alta complexidade devido a alta incidência e aos altos custos gerados à saúde publica. Cerca de 5% da população ( 10 milhões de habitantes) pode ser afetada com prevalência de 4,8% em homens e 2,5% em mulheres, acima de 35 anos. O método Pilates como forma de treinamento físico e mental , bem como terapêutico, está se difundindo em diversos meios e tem sido visto com bons olhos por profissionais da área da saúde como forma segura de praticar exercícios bem como trabalhar a prevenção e reabilitação de hérnia de disco.

Pensando na qualidade de vida dos pacientes e alunos, o Studio Pilates  Daniela Borges foca no tratamento para devolver a mobilidade e o bem estar aos portadores de hérnia de disco, uma patologia bastante limitante, e para isso desenvolveu adaptações dentro do autêntico método de condicionamento físico e mental chamado Pilates.                                                                                                                

"No Pilates, precisamos ter em mente que cada paciente trabalha de forma diferente e possui um ritmo diferente. Alguns aprendem de forma mais rápida , outros de forma mais lenta , mas todos aprendem. Os exercícios desenvolvidos extraídos do método Pilates são adaptados à realidade de cada paciente portador de hérnia de disco e são seguramente administrados de maneira que todos consigam completar a sequencia proposta sem gerar frustração. A cada exercício novo introduzido na aula, transmitimos a segurança necessária para que haja o encorajamento do nosso cliente, e que ele consiga continuar o tratamento", destaca a Fisioterapeuta Daniela Borges.

Pacientes com hérnia  de disco se sentem fragilizados e muitas vezes sem esperança com qualquer tipo de tratamento, por esse motivo, no Studio Pilates Daniela Borges, a prioridade é a segurança. O tratamento é iniciado sempre pelas modificações mais básicas e fáceis dos exercícios e depois, avançando conforme é percebida  a melhora do controle por parte dele.

Como qualquer forma nova de exercício ou alongamento o Pilates inicia devagar para permitir que o corpo se adapte de forma gradual e para que os efeitos sejam imediatamente benéficos. A habilidade de ouvir o próprio corpo, e ter consciência dos próprios movimentos torna fácil de o aluno reconhecer os seus pontos fortes e suas limitações, diminuindo assim, o risco de lesões durante a reabilitação com o método Pilates.

Temos como principal objetivo na fase inicial do tratamento desse paciente alinhar a coluna, diminuir tensões para que o trabalho muscular ocorra com uma carga menor, enfatizar o uso correto da respiração para que o exercício tenha fluidez e ritmo e integração de corpo e mente.

Num segundo momento desenvolvemos a força, principalmente dos músculos responsáveis pela estabilização da nossa coluna e cintura pélvica, criando um centro forte para pratica dos exercícios. 

E por fim trabalhamos o aumento da flexibilidade que é muito individual de cada um e depende de vários fatores como idade, sexo, peso, estilo de vida a flexibilidade  e altamente variável.

Objetivos do método Pilates no tratamento de Hérnia de Disco a curto prazo:

alivio de dor

recuperação da mobilidade da coluna

aumento do espaço intervertebral

estabilização do tronco

melhora da qualidade de vida

Objetivos do método Pilates no tratamento de Hérnia de Disco a longo prazo:

fortalecimento muscular abdominal

fortalecimento muscular global 

aumento da flexibilidade de tronco da cadeia posterior e cadeia anterior

manutenção do quadro sem dor

A fisioterapeuta Daniela Borges, do Studio Pilates recomenda "durante os atendimentos do Pilates aplicado  a Hérnia de Disco, sugerimos um programa de exercícios com atendimento de 2 a 3x por semana, durante os três primeiros meses de liberação clínica, caso venha por indicação médica. Depois disso, sugerimos atendimentos de 1 a 2x por semana para que a manter o resultado alcançado."

Lembra também, que o paciente precisa de avaliação médica antes de iniciar qualquer programa de tratamento, pois em poucos casos de hérnia de disco a indicação  é cirúrgica, e pode ser frustrante para o paciente comprar um programa que não irá lhe trazer benefícios.

Para mais informações:

Facebook: Daniela Borges Studio Pilates

Telefones para contato: (48) 3524 8260 / 99908 8051

Estúdio Daniela Borges
Av. XV de Novembro, nº 2010 - Edifício Mônaco - Araranguá
 Ao lado Clube Grêmio Fronteira

 

Veja também