Hidratação é indispensável para uma boa maquiagem

Cuidados com a pele devem ser reforçados no inverno, segundo maquiadora

Ressecamento, vermelhidão, descamação. A pele sofre muito no inverno e necessita de cuidados especiais, principalmente de hidratação. O que muita gente não sabe é que, com os produtos certos, a maquiagem pode ajudar a proteger o rosto das agressões causadas durante a estação mais fria do ano.

 

De acordo com a maquiadora e consultora de beleza da loja Unique Make Store, Pâmela Pizzetti, o uso de hidratante é indispensável e faz toda a diferença no resultado final da maquiagem. “A maquiagem costuma craquelar sobre uma pele ressecada, o que deixa o visual pesado e evidencia rugas e linhas de expressão”, alerta a profissional.

 

Uma dica que beneficia pessoas com todos os tipos de pele é o uso de água termal. Além de hidratar, o produto limpa, protege, ajuda a acalmar a pele e ainda reforça o poder de fixação dos demais produtos que serão aplicados durante a maquiagem. O item tem tido grande procura, segundo a gerente da Unique Make Store, Bruna Rizzotto. "Até pouco tempo era visto como supérfluo. Mas se popularizou com o uso por parte de várias famosas. Existem várias opções nacionais e importadas no mercado", afirma. 

 

Mas, diferente da água termal, a base, elemento chave para uma maquiagem perfeita, deve ser adequada a cada tipo de pele: oleosa, normal ou seca. Já o pó deve ser evitado no inverno para aumentar o poder de hidratação da maquiagem. “O iluminador ajuda a finalizar a maquiagem e como é usado apenas em partes estratégicas não resseca tanto o rosto. Mas pessoas com pele oleosas podem continuar a usar o pó na Zona T (testa, nariz e queixo)”, recomenda a maquiadora.

 

Confira dicas e sugestões de produtos para cada tipo de pele:

 

Pele oleosa: Dê preferência a bases livres de óleo ou feitas de silicone. Evite bases líquidas ou em mousse. As de textura compacta e em pó tem melhores resultados nesse tipo de pele.

 

Pele normal: Os produtos feitos à base de água e óleo têm excelentes resultados em texturas líquidas, cremosas, compactas ou stick.

 

Pele seca: Abuse dos produtos feitos com óleos e vitaminas para reforçar a hidratação. A textura em mousse é a ideal para esse tipo de pele. Mas também podem ser usadas líquidas, compactas ou stick.

 

Informações: Caroline Bortot

Veja também