II Fashion Senac desfila moda, inclusão e diversidade

O evento contou com a presença do estilista Alexandre Herchcovitch

Na passarela do II Fashion Senac, o tema “Sentidos” esteve presente nas criações de alunos do curso superior em Design de Moda da Faculdade Senac Criciúma. Elementos culturais de tribos indígenas de todo o mundo foram traduzidos em peças de vestuário e acessórios, em um projeto interdisciplinar que integrou estudantes de três fases.

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2019 como o ano das Línguas Indígenas. Pautados neste contexto, os alunos desenvolveram looks que mostraram os costumes e hábitos dos índios na construção da diversidade cultural, trazendo para o desfile referências de design dos dias atuais.

Com a presença do renomado estilista Alexandre Herchcovitch na primeira fila, os estudantes de moda dividiram as criações em quatro momentos distintos na passarela: na abertura, o respeito às diferenças pode ser observado no conceito de moda inclusiva, que veste corpos reais com todas as suas particularidades.

No desfile, esta multiplicidade ganhou destaque com a presença de modelos que fogem dos padrões convencionais, como idosos, portadores de Síndrome de Down, diferenças de gêneros e orientação sexual, além de pessoas com deficiências físicas. “Promover a diversidade é uma das preocupações do Senac SC na formação do profissional de moda. A ideia deste tema é buscar maior representatividade neste universo, levando aos alunos o conceito de moda com propósito”, explica Meiriele Luiz, coordenadora do curso de Design de Moda da Faculdade Senac Criciúma.

Na segunda etapa, a proposta de reutilizar materiais apresentou peças confeccionadas a partir da transformação de artigos que seriam descartados. Entre as inovações, estavam peças elaboradas com uma técnica que utiliza a casca de abacate como base. O terceiro momento do desfile trouxe a ideia de recriar, com looks que expressaram a concepção de uma marca criada pelos alunos com uma pegada sustentável. Já a última parte mostrou a importância de recomunicar a influência da cultura indígena nas criações de moda, fazendo uma releitura de traços e da linguagem destes povos em looks criativos.

Para o estilista Alexandre Herchcovitch, o evento tem grande importância na divulgação e profissionalização da moda e suas oportunidades de carreira. “As opções profissionais são inúmeras na moda, o importante é ter certeza do caminho a seguir”, afirma.

O II Fashion Senac, apresentado pelo Nações Shopping, Santana Textiles, Sebrae/SC e Faculdade Senac Criciúma, contou ainda com um talk show para empresários, professores, alunos e profissionais de moda. Com a presença de Herchcovitch e do professor Igor Drudi, o evento discutiu o futuro do trabalho e o impacto nos negócios de moda.

Cursos de moda no Senac SC

O Senac SC apresenta uma variedade de cursos na área de moda com o objetivo de preparar profissionais com uma ampla visão do mercado, capacitados para atuar nas mais diversas áreas da cadeia produtiva e do varejo.

A formação inclui desde cursos livres como costureira, modelista, consultoria de estilo, entre outros, segue com a graduação em Design de Moda e termina com a pós-graduação em Criação de Moda e Gestão de Negócios da Moda. Pelo EaD, a instituição oferece cursos como Estilo e Imagem Pessoal Feminino, Compras para o Varejo de Moda e Marketing de Moda.

De forma estratégica, o Senac SC oferta cursos presenciais em regiões de grande potencialidade na área do design de moda, têxtil e de confecções, abrangendo cidades como Criciúma, Lages, Florianópolis, Brusque e Araranguá. A lista completa dos cursos está disponível no SITE

Fonte: Jessica Arruda Krieger

 

Veja também