Incentivar a criança a comer

Maneiras de evitar a birra na hora das refeições

 Um dos pesadelos dos pais é ver os próprios filhos (principalmente os pequenos) se recusarem a comer. Em muitas famílias, basta mostrar o prato de frutas, legumes ou vegetais para que a criança já faça caras e caretas. Embora a recusa constante possa ser desgastante para os pais, a dica é não perder as esperanças. Confira dicas que vão ajudar na hora das refeições:

 

Criatividade a todo pano

Crianças gostam de brincadeiras, invencionices e novidades. Então, por que não transformar a hora da refeição em um momento lúdico e atrativo para os pequenos? Assim, você despertará na criançada o gosto pela culinária saudável. Pais, quando estiverem em dúvida, optem pela criatividade.

Dê o exemplo

As crianças aprendem pelo exemplo. É observando o comportamento dos pais que os pequenos absorvem informações úteis para o próprio dia a dia. Sendo assim, é fundamental dar o exemplo aos filhos. Coma frutas e vegetais na frente da criança. Se possível, troque as sobremesas gordurosas por opções mais saudáveis. Os hábitos de toda a família influenciam o comportamento dos pequenos. Mostre para a criança que você está trocando refrigerante por água ou suco. Quando sair para comer fora, no shopping, por exemplo, consuma opções saudáveis, como comida japonesa, em vez dos fast foods.

Escolha balanceada

O segredo para uma educação alimentar saudável está na escolha balanceada dos alimentos. Sendo assim, não é eficaz proibir doces e exigir que a criança apenas coma frutas e verduras. Como a dieta é uma atividade muito relacionada ao prazer, é preciso moderação. Dessa forma, evite forçar o paladar infantil no caso de seu filho recusar um alimento. Afinal de contas, ninguém gosta de todos os alimentos. Troque as comidas rejeitadas por outras opções para que a criança mesma forme seus próprios gostos.

Doces a favor

Eleitos os vilões da modernidade, os doces geralmente são uma opção descartável na alimentação saudável. No entanto, proibir a criança de comer doces é uma medida que só vai causar raiva nos pequenos. Em vez disso, ofereça, gradualmente, os chamados doces do bem. A frutose é o tipo de açúcar que está presente nas frutas. Uma possibilidade é servir doces feitos à base de açúcar mascavo, rico em vitaminas, cálcio, ferro e sais minerais. Outra dica é permitir, de forma esporádica, outros tipos de doces, como tortas, sorvetes e chocolates, mas concentrar a oferta em frutas diversas. Encha a geladeira de frutas saborosas em vez dos doces tradicionais

Cozinhe com a criança

Saber como os alimentos são feitos é um passo importante para despertar o interesse pela boa alimentação. Especialistas em comportamento infantil garantem que as crianças que participam da montagem do prato passam a se importar mais com os alimentos consumidos. Para estimular o interesse dos pequenos pela alimentação saudável, deixe-os participar da preparação da comida. Leve-os ao supermercado e ensine-os a escolher os alimentos mais adequados. Depois, com muito cuidado, deixe-os participar na hora de preparar a comida. Peça sugestões e leve-as em consideração. É uma experiência que pode transformar o gosto infantil pela boa alimentação.

Hora de comer é hora sagrada

Uma medida importante é separar a hora da comida de outras atividades da rotina dos pequenos. Faça da refeição um momento de descontração e prazer. Desligue os aparelhos digitais, a televisão e o celular e mostre para seu filho que a hora de comer é também um momento de convivência. Embora existam hoje em dia uma série de ofertas de restaurantes e cadeias de fast food, prefira a alimentação tradicional na mesa da sala. Pouco a pouco, a criança vai associar a hora da comida com a satisfação de conviver em família.

Alimentos coloridos

Está provado que o principal estímulo visual durante a infância é a cor dos objetos. Por esse motivo, cardápios que sejam ao mesmo tempo saudáveis e coloridos vão chamar a atenção dos pequenos e despertar o apetite. Tomates vermelhos, alface picado e pimentão, por exemplo, fazem parte da lista dos alimentos coloridos e importantes para a alimentação balanceada. Coloque-os separadamente no prato e deixe a criança brincar com o jogo de cores. Na hora de comer, deixe a criança misturar a comida no prato e descobrir, por conta própria, novos e deliciosos sabores.

 

Informações: Ehow

Veja também