Jardim e Horta Vertical, uma decoração verde

Simples e barato, que tal embelezar sua casa com um paisagismo ecológico?

 

A preocupação com a saúde tem levado muitas pessoas a prestar mais atenção com o que comem. Sabe aquele cantinho da casa que você não sabe exatamente como decorar? Pois ele pode aliar bem estar da família, com paisagismo e saúde. Simples e barato. Que tal fazer um jardim ou uma horta vertical?

Se você está buscando uma casa mais ecológica, uma decoração verde pode ajudar. Escolha cultivar temperos, flores, cactos... Listamos a seguir algumas dicas de como plantar e como regar.

Como plantar?
•Escolha um local com boa ventilação e que a horta tenha acesso diário ao sol. Sugerimos varanda e sacadas;

•Feito isso, escolha os recipientes onde as plantas ficarão. Mantendo a ideia do natural e saudável, recomendamos potinhos de barro. Tome cuidado de fixar bem para não acontecer nenhum acidente, como algum potinho cair.

 

Coloque na base do vaso, algo que permita que a água passe, mas sem levar toda a areia. Costuma-se usar pedras ou pedacinhos de madeira. Acrescente a areia sobre essa base e depois a semente ou muda no centro.

•Obs.: caso use mais de uma semente num mesmo vaso, deixe uns 20 cm entre as muda ou sementes.

•Cubra a semente com mais areia ou esterco (se for uma muda, cubra somente a raiz). Se você acha meio nojento colocar esterco, existem areias que já vêm adubadas. Outras opções para nutrir o solo, que você provavelmente encontrará em casa com mais facilidade, são borra de café e casca de ovo.

Obs.: Folha seca ou palha sobre a terra ajudam a proteger suas plantinhas da exposição ao sol e a chuva.

Dicas para regar:
•Regue em horários que não tenha sol;

•Regue regularmente para manter a umidade da areia, mas antes de começar a molhar a planta, veja se a terra está úmida. Caso sim, não é necessário mais água (excesso de água pode dar fungos e matar sua plantinha). Sustentabilidade vai muito além do que imaginamos e economizar água, além de manter a saúde do seu jardim, ajuda a preservar o planeta.

O que plantar?
Alecrim, Cebolinha, Coentro, Hortelã, Manjericão, Orégano e Salsa são boas opções para sua horta. Além de fazer bem à saúde, são ingredientes curinga na cozinha.

Ervilhas, milho, feijão e fava, rúcula e o espinafre (considerados legumes rústicos que crescem rápido e precisam de poucos cuidados). Também: alfaces, manjericão, tomate cereja, lavanda, acelga, morangos, etc.

Fonte: Arquilego
Imagens: Google

Veja também