Lámen é a nova febre culinária

Saiba qual o motivo do sucesso do prato

Considerado um dos pratos mais representativos da cozinha japonesa, o lámen é especialidade em restaurantes espalhados por todo o país, inclusive como protagonista de centros e corredores gastronômicos. Virou febre em vários lugares como New York e São Paulo onde filas com espera de 1h ocupam os pequenos e acolhedores restaurantes.

O prato já é tão desejado que chamou atenção televisiva, sendo apresentado no programa “Anthony Bourdain The mind of a chef” onde o chef Favid Chang visita casas de lámen. Além da beleza do prato, os acompanhamentos atendem todos os gostos, dando a possibilidade de escolher desde o tipo de massa até o acompanhamento, que normalmente fica entre carnes, vegetais ou frutos do mar.

Qual a receita mágica? O caldo, os temperos e a massa são os grandes segredos de um bom lámen. Os toppings - ovo de gema cremosa, carne de porco e nori (alga marinha) - dão o toque final (e especial) à receita.

É unanimidade que a massa artesanal faz toda a diferença. Massas industrializadas lembram imediatamente o básico miojo, enquanto as caseiras são mais leves e delicadas. Já o caldo, cada restaurante tem sua própria receita e truques ,com proporções e modos de preparos diferentes.

Por enquanto em nossa região a venda é menos frequente, mas se em alguma viagem se deparar com um desses restaurantes não perca a oportunidade de conhecer e experimentar os sabores da culinária japonesa.

Veja também