Lipoaspiração: retirada das gorduras indesejadas

Esteja pronta e informada antes do procedimento cirúrgico


Basta um pneuzinho aqui, uma gordurinha localizada acolá ou a imagem refletida no espelho não agradar para que a decisão de se submeter a uma lipoaspiração seja tomada. Mas você sabe como escolher um profissional de qualidade e quais cuidados são necessários antes e depois dessa cirurgia plástica, a segunda mais realizada no Brasil?


Segundo Dr. Samuel Orige, a lipoaspiração ou lipoescultura não é indicada para mulheres que querem emagrecer nem um tratamento eficaz para celulite ou obesidade. A cirurgia serve apenas para mulheres que sofrem com a gordura localizada, as quais não seriam eliminadas somente com exercícios físicos e, além disso, querem melhorar o contorno corporal. “Existe um limite de gordura para ser retirado, a partir de uma determinada quantidade o risco do procedimento aumenta”, ressalta Dr. Samuel.

 

Ainda de acordo com ele, quem se submete à lipoaspiração dever ser saudável e relativamente magro, com pele firme, elástica e bom tônus muscular, e estar apenas 30% acima do peso ideal. Se você se encaixa nesse perfil, saiba quais os principais cuidados que deve tomar para um resultado satisfatório:

• Procure um médico especializado e filiado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
• Pesquise e tire todas as dúvidas com o seu médico antes da decidir: diga das suas expectativas com a cirurgia plástica, veja qual o procedimento adequados, os riscos envolvidos;
• Cada médico tem um protocolo pós-cirúrgico, mas a cinta modeladora deve ser usada de um a dois meses;
• Pergunte sobre o local onde são realizados os procedimentos, se tem toda a infra-estrutura para sua segurança;
• A drenagem linfática feita por um profissional é fundamental para diminuir a fibrose e ajudar no processo de recuperação;
• Evite esforço por 1 ou 2 semanas;
• Evite o sol para não ficar com manchas na pele, causadas pela presença de equimoses (roxos);

• Atividades físicas podem e devem ser retomadas um mês e meio após a cirurgia.

 

Durante o procedimento feito por um cirurgião, conforme relata Dr. Samuel, é tomada algumas precauções para evitar a chamada “barriga de lipo”, aquela barriga irregular. “Isso acontece quando é feita uma lipoaspiração muito superficial do tecido subcutâneo, quando a cirurgia é agressiva demais ou se a paciente não cumprir as recomendações médicas no pós-operatório. O tecido celular subcutâneo (gordura) tem funções, como a de ajudar a regular a temperatura do corpo e de proteção do nosso corpo. Quando a irregularidade é muito visível, pode-se tentar o tratamento com técnicas diferentes. Mas o tratamento dessas irregularidades não é fácil”, explica ele.


Além disso, a realização da cirurgia plástica não revoga a necessidade de cuidar bem da saúde. Fazer exercícios e se alimentar corretamente são atitudes fundamentais antes e depois da cirurgia. São as atitudes cotidianas que garantem a realização do procedimento sem complicações e um resultado mais duradouro.

 

ENTENDA O PROCESSO:

 

ANESTESIA: local com sedação, peridural ou geral

DURAÇÃO DA CIRURGIA: geralmente de 1 a 3 horas

PÓS-OPERATÓRIO: uso de malha compressiva e drenagem linfática

RECUPERAÇÃO: de 5 a 10 dias

 

Por Dr. Samuel Orige - CRM/SC 17902

Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica 

 

Encontre essa e outras técnicas como a Ninfoplastia, Miniabdominoplastia e Lifting de braços na página do especialista: www.samuelorige.com.br

Veja também