Massa sem culpa: conheça o macarrão de baixas calorias

Conheça o Okonjac, espécie de macarrão oriental

Okonjac, espécie de macarrão oriental "milagroso", fez sua primeira grande aparição na mídia há cinco anos, quando a chef britânica Nigella Lawson atribuiu a ele o sucesso do seu emagrecimento.

Na época, causou frisson, mas era difícil encontrá-lo por aqui - podia ser visto apenas em algumas lojas do bairro da Liberdade, em São Paulo. Hoje presença constante nas redes sociais das musas fitness, o konjac ganhou o mundo, incluindo o Brasil. Apelidado de miojo saudável, está disponível em casas de produtos naturais e dietéticos.

Quase sem carboidrato, gluten-free, com pouquíssimas calorias - apenas nove em uma porção de cem gramas -, rico em fibras, livre de sódio e 100% vegano, o alimento, conhecido também por shirataki ou itokonnyaku, tem muitas vantagens. "Por reunir sabor, saúde e praticidade, está se tornando sensação entre as adeptas da boa forma", diz Patricia Davidson Haiat, nutricionista funcional de mulheres como Sabrina Sato e Paolla Oliveira. Segundo Patricia, é uma boa opção para quem não abre mão da massa ou do arroz, mas quer manter o corpo sequinho.

Feito à base do tubérculo konjac (Amorphophallus konjac), que lembra o nosso inhame e é popular no Japão, na China e na Indonésia, o alimento composto basicamente por fibras e água é campeão na sensação de saciedade.

"Ele traz grande quantidade da fibra glucomanano, que não é digerível e que pode absorver mais que o triplo do seu volume em água. Quando isso ocorre, forma-se uma massa gelatinosa no estômago, que vai atuar diretamente na saciedade, reduzindo a fome", explica Patricia.

O alto teor de fibras diminui também os níveis de açúcar no sangue e contribui na regulação do funcionamento do intestino (contanto que você tome bastante água durante o dia, senão o efeito pode ser inverso).

Um estudo realizado por pesquisadores de Taiwan, publicado no Journal of the American College of Nutrition em 2003, concluiu que a fibra glucomanano reduziu os níveis de glicose no sangue de pacientes com diabetes tipo 2, por ser capaz de retardar a digestão, levando a uma absorção gradual do açúcar ingerido. Mais: ajuda a controlar os níveis do colesterol LDL.

Mas o konjac também tem seu lado B. Mariana Poletto, nutricionista funcional e esportiva de São Paulo, faz algumas ressalvas. "Indico como quebra-galho, ou seja, é ótimo na hora que bate aquela vontade de comfort food - macarrão à bolonhesa ou yakisoba, por exemplo", diz.

Para ela, o consumo deve se restringir a duas vezes por semana. "Por mais que pareça natural, é um produto industrializado. Além disso, seu altíssimo teor de fibras pode acabar gerando gases, inchaço e desconforto intestinal, principalmente em quem tem problemas digestivos ou está com a flora intestinal em desequilíbrio", diz Mariana, que prefere o consumo de fibras por meio de alimentos pouco ou não processados, como aveia e batata-doce.

Por ser pobre em nutrientes (com exceção, claro, das fibras), o konjac precisa da companhia de proteínas, carboidrato e gordura do bem, além de vitaminas e minerais - só assim, a refeição saudável está garantida.

O alimento ganhou diferentes formatos de massa (penne, espaguete, noodles, cabelinho de anjo), além de arroz, e pode ser consumido quente ou frio. Ele não tem gosto (por isso a importância de um molho), e sua textura é levemente gelatinosa.

Segundo instruções da embalagem, o konjac deve ser lavado em água corrente e em seguida misturado ao molho. Mas há quem recomende que antes de servido fique em imersão na água fervente de dois a quatro minutos.

Patricia Davidson Haiat ensina duas receitas práticas de molhos que exploram a versatilidade do konjac:

YAKISOBA DE LEGUMES COM TOFU

Ingredientes
1 pacote de konjac tipo cabelinho de anjo
1 xícara de chá de legumes picados (brócolis, couve-flor, vagem, cenoura)
1 fatia de tofu em cubos + molho de tomate caseiro
2 dentes de alho
1 fio de azeite
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Em uma panela wok, refogue o alho no azeite. Acrescente os legumes e, por último, o tofu. Misture bem e acrescente o konjac e o molho de tomates.

RISOTO DE TOMATE E MANJERICÃO

Ingredientes
1 pacote de arroz konjac
1 fio de azeite
2 dentes de alho
Tomate-cereja a gosto
1 ramo de alecrim
Manjericão fresco picado
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Cozinhe o arroz konjac por dois minutos e reserve. Em uma panela, refogue o alho no azeite, coloque o tomate-cereja e misture bem até que ele comece a murchar. Acrescente o alecrim e o arroz. Misture bem. Desligue o fogo e acrescente o manjericão. Sirva com uma proteína magra grelhada (frango, carne ou peixe).

SUPLEMENTOS PARA ADOTAR JÁ

Proteínas vegetais
A proteína isolada de ervilha virou estrela de suplementos fit. O mercado anda cheio de shakes e snacks à base dela, que garante um alimento vegano e promete auxiliar também na redução de gordura corporal.

Psyllium
Derivada de uma planta popular na Índia, a fibra psyllium é antioxidante, aumenta a saciedade, reduzo colesterol e combate a prisão de ventre. Virou mania entre a turma vegana usá-la no preparo de pães, massas e shakes.

Golden Milk
Originalmente usado na medicina aiurvédica, é uma mistura de leite vegetal com especiarias que aceleram o metabolismo e são anti-inflamatórias. A moda agora é usar apenas o mix com cúrcuma, gengibre, cardamomo e pimenta-preta para temperar peixes e carnes.

Fonte: Vogue

Veja também