"Mel, uma doçura de abelha" chega na Unesc

O livro lançado é de autoria da coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, Profª Morgana Gaidzinski


Os alunos dos Colégios Unesc e da Escola Municipal Padre Paulo Petruzzellis, do Bairro da Juventude, não esperavam que nesta quinta-feira (18/11) eles começariam uma grande amizade com um personagem muito açucarado. Foi no lançamento de "Mel: uma doçura de abelha", o novo livro de autoria da professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc.

A publicação foi lançada em evento no Auditório Ruy Hülse com a presença de estudantes e familiares mais autoridades, em um cenário totalmente preparado para aguçar a curiosidade de todos. O local contou com uma produção especial e, no palco, apareceram árvores, flores, mel e muitas abelhinhas.

A professora Morgana fez uma contação de história que encantou e deixou os pequenos mais apaixonados pela abelha, que ultrapassou as paredes da colmeia e aterrissou no auditório, levantando muitos aplausos e curiosidades. “O livro narra a história de uma abelha da espécie conhecida popularmente por abelha-do-mel, apis melífera, e, ao longo da sua narrativa, apresenta as características de cada fase da vida que essa espécie de abelha possui, com o seu papel importante ecológico de representatividade para o equilíbrio e manutenção da vida no planeta”, contou Morgana.

A professora destacou que, ao longo da história, também são apresentadas as principais razões do desaparecimento das abelhas no meio ambiente, carregando uma mensagem de transformação e necessária preservação. “O livro carrega consigo uma mensagem de preservação ambiental e conscientização. O objetivo é promover reflexões sobre as questões ambientais”, apontou Morgana, destacando ainda que os exemplares serão entregues gratuitamente aos alunos. A edição também será disponibilizada por e-books e audiolivros animados.

O livro é da Editora da Unesc (EdiUnesc) e também destaca a relação de amizade da abelha Mel com a equipe do Museu de Zoologia, bem como a sua participação nas atividades de educação ambiental junto às crianças. “A publicação deste livro tem o importante apoio da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina que, desde 2017, desenvolve em parceria com o Museu de Zoologia o Projeto Leitura na Educação Ambiental, com o objetivo de contribuir com a construção de uma consciência reflexiva e transformadora nos nossos jovens por meio da leitura”, ressaltou Morgana.

A pró-reitora acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, enfatizou que momentos como esse mostram, de forma prática e objetiva, como a Universidade cumpre a sua missão. “O trabalho desenvolvido pelo Museu é fenomenal. Quando olhamos para o Museu enxergamos alma e sentimento. A Morgana faz o que gosta e se reflete em ações. Temos muito orgulho e receba todo nosso carinho e admiração”, disse.

O secretário de Educação de Criciúma, Miri Dagostim, citou a importância da ação e da leitura. “Que bom estar aqui nesse momento importante e de grande transformação. A educação transforma. Grandes ações também estamos realizando em nossa cidade, como a feira do Livro, por exemplo”, enfatizou.

O tenente-coronel Ricardo Cordeiro Comelli, representando o comando da Polícia Militar Ambiental, mencionou a história construída que foi traduzida no livro e a parceria construída entre a Unesc e a PM.

Outros livros

Morgana publicou seu primeiro livro em 1995, intitulado "Glossário de Biologia", com o objetivo de facilitar o conhecimento dos termos técnicos e de conceitos científicos empregados na área biológica. Em 2013 publicou "Os 10 anos do Museu de Zoologia" com a finalidade de apresentar o resultado das atividades desenvolvidas ao longo da primeira década do museu.

Em 2017 entregou ao público a cartilha "Vamos ao Museu", dirigida para professores, visando proporcionar informações sobre o Museu de Zoologia, a fim de auxiliá-los na preparação, organização e na realização de suas visitas.

Ainda no ano de 2017, ela passou a se dedicar a escrever histórias infantis, cujos personagens fazem parte do acervo do Museu de Zoologia da Unesc. Foi quando publicou o primeiro livro infantil "Pintado, o Mascote do Museu", que narra a história do animal símbolo do Museu de Zoologia da Unesc, o gato maracajá, uma espécie que se encontra ameaçada de extinção.

No ano de 2019, Morgana escreveu seu segundo livro infantil: "Vitorino, a Tartaruga Vitoriosa", que conta a história de uma tartaruga marinha, conhecida popularmente como cabeçuda.

Vitorino apresenta a beleza e o encanto do fundo dos oceanos, e também os inúmeros impactos ambientais responsáveis pela perda da biodiversidade marinha. As publicações dos livros Pintado o Mascote do Museu e Vitorino a Tartaruga Vitoriosa contaram com o apoio da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, que possibilitou a distribuição gratuita de mais de oito mil exemplares para os alunos das redes pública e privada do município de Criciúma e região.

No ano de 2020, em virtude da pandemia, esses livros passaram a ser disponibilizados sob a forma de e-books e audiolivros animados, por meio do canal da Unesc TV no Youtube e pelo site do Museu de Zoologia da Unesc.

Fonte: Imprensa Unesc
Imagens: Daniela Savi / AgeCom

Veja também