Mentoring é tendência no mundo corporativo

Presença de mentores estratégicos ganha força dentro das organizações, na formação de conhecimento

 

Após a ascensão e o sucesso do coaching como ferramenta de desenvolvimento profissional nas organizações, as atenções se voltam a uma nova tendência: o mentoring. A mentoria não é exatamente uma novidade no mundo corporativo, mas está em alta devido à profissionalização do método, uma excelente alternativa na disseminação de conhecimento dentro das empresas.

Diferente do coach, que estimula o coachee a buscar sozinho as respostas, o mentor é aquele que ajuda a executar determinada tarefa, oferece ferramentas para que o mentorado alcance seus objetivos. “O mentor assume a figura de um tutor, guia ou guru, aquele que compartilha ensinamentos e experiências, aconselha, ajuda a encontrar soluções eficazes. Ele não retém, mas transfere todo seu conhecimento em determinada área”, explica a diretora da Perfil Dois Coaching e Assessoria, Letícia Zanini.

O mentor pode ser um profissional de fora, contratado especialmente para suprimir alguma necessidade ou demanda, mas a figura do mentor dentro das organizações ganha força, principalmente na diminuição do turnover (rotatividade) entre os colaboradores, além de o profissional atuar como um multiplicador da cultura da empresa. “O mentor precisa estar preparado para os desafios de aprendizado, pois as pessoas vão ter respostas diferentes para uma mesma ação. Essa proximidade, relacionamento entre mentor e mentorado, otimiza o processo, dá suporte e encoraja no desenvolvimento de habilidades, como inovação e criatividade”, reforça Letícia.

As sessões de acompanhamento podem ser individuais ou em grupo, na frequência combinada entre as parte. Mais do que jovens talentos, podem ser mentorados todos os profissionais que desejam obter conhecimento em uma área específica, dentro e fora das organizações, como empreender, alavancar a carreira, falar em público, entre outras. Já o mentor deverá ter notório conhecimento em sua área de atuação, ser um especialista do segmento.

  Formação de mentores

Com foco na mentoria moderna, vários cursos possibilitam a formação de mentores. É o caso do Mentor Talks, que acontece na próxima terça e quarta-feira, dias 21 e 22, na Acic, com realização do Creative Learning Institute, de São Paulo, e da Perfil Dois Assessoria e Coaching, de Criciúma.

A formação é voltada a gestores em geral, líderes, coaches, potenciais talentos, responsáveis pelo desenvolvimento de pessoas, profissionais de RH, entre outros, com total de 16 horas presenciais e 100% práticas. “A mentoria estratégica vai revolucionar a forma de desenvolver e liderar pessoas. Trata-se de um programa desenhado para entendermos como a gestão e o compartilhamento do conhecimento podem levar uma organização a um patamar de mais alta performance”, afirma o trainer Renato Ricci.

Outras informações sobre a formação podem ser obtidas no site: www.creativeinstitute.com.br.

Release: Caroline Bortot - NBCom

Veja também